O mercado de desenvolvimento de jogos um dos mercados que mais cresce hoje em dia, superando o mercado de filmes e música juntos.
Diante disso muitas pessoas pensam em se aventurar e aprender a criar seu próprio jogo.
Para isso é de suma importância aprender sobre as fases da produção de um jogo.
Elas servem para evitar erros, atrasos e conseguir criar um jogo condizente com o mercado.
Nesse artigo eu falarei sobre as 5 fases da produção de um jogo
As 5 fases da produção de um jogo
1 – Pesquisa de mercado
A primeira fase de todas é a mais importante, porém muitos desenvolvedores iniciantes a pulam por achar que não é necessário.
A primeira coisa que precisamos ter em mente é: existem muitos jogos que são muito bem feitos e muito divertidos, mas não vendem nada.
Isso geralmente acontece porque o desenvolvedor pulou essa parte do desenvolvimento.
Não é necessariamente ela que vai determinar se seu jogo vai vender muito ou não, mas pular essa parte é quase certeza que seu jogo não vai dar certo.
Isso acontece porque a pesquisa de mercado tem 2 intuitos:
- Descobrir uma comunidade interessada no seu jogo
- Como essa comunidade quer esse jogo
Não adianta você lançar um jogo que ninguém esta interessado em jogá-lo, mas entenda que isso não tem nada a ver com o seu jogo.
O seu jogo pode ser muito bem construído e muito bom de ser jogado, mas não existe uma comunidade interessada nesse tipo de jogo que você esta apresentando.
Muitas vezes podem até existir pessoas que querem seu jogo mas não sabem que ele existe.
A partir dai nós podemos criar uma nova comunidade, porém teremos que investir tanto em divulgação que tornará esse projeto inviável.
Assim a melhor forma de começar é pegar uma comunidade já sólida e criar um jogo para ela.
2 – Game Design
A fase 2 é o game design.
É nela onde vamos começar a projetar o jogo e pensar em como tornar a nossa ideia um jogo divertido.
Aqui a pesquisa de mercado se liga muito com a fase 2, pois a direção do seu jogo virá da comunidade que você escolher.
Se você escolher fazer jogos puzzle, por exemplo, poderá estudar o que torna esses jogos bons.
É legal ver análises de jogadores e principalmente os comentários dos principais jogos.
Eles vão te dar a direção do seu projeto e te falar o que torna aquele estilo de jogo bom ou ruim.
Também vão te dizer o que eles gostam, o que não gostam, o que modificariam e o que colocariam nesses jogos.
Tudo isso é de suma importância para nós darmos uma direção ao nosso projeto.
Junto com isso podemos projetar como será o nosso jogo, desde a parte de mecânicas até a arte e os sons.
Obs.: nessa fase é importante colocar limites ao jogo, pois na hora de desenvolver você irá querer colocar cada vez mais e mais coisas, tornando o seu jogo muito grande e muitas vezes impossível de terminar.
3 – Prototipagem
É nessa fase de produção do seu jogo que você ou sua equipe vai começar a botar a mão na massa.
Aqui o intuito não é deixar o jogo completo, devemos focar naquilo que queremos testar no jogo.
Se queremos testar a arte, uma mecânica, uma fase diferente ou uma experiência nova, essa fase vai servir para isso.
É aqui onde saberemos se a produção do seu jogo esta alinhada com as ideias dele.
Se as mecânicas estão como você quer.
Ou se a experiência esta boa do jeito que foi projetada.
Aqui é onde podemos errar e ajustar para partir para a produção em si.
4 – Produção
A produção é a parte mais mecânica de todas.
Basicamente você vai pegar tudo o que você projetou para o jogo e colocar a mão na massa.
Mas aqui é bom deixar uma ressalva, é importante trocar os chapéus.
Se você é um desenvolvedor independente e não vai contratar ninguém para fazer o jogo para você, é importante se atentar a isso.
Uma hora você manda, outra você obedece.
Como game designer, você vai decidir como vai ser o jogo, o que vai colocar nele e vai gerar ideias atrás de ideias para colocar no jogo.
Aqui você vai mandar o desenvolvedor fazer o jogo do jeito que você quer.
Como desenvolvedor você vai simplesmente obedecer.
Vai pegar o que esta projetado e montar exatamente igual, sem colocar nada a mais.
Isso é importante porque o seu jogo tem que estar pronto no papel antes de estar pronto no computador.
Isso vai servir para o tamanho do seu jogo não ficar muito maior do que o que você ou sua equipe pode fazer.
Quando estamos criando um jogo, principalmente no desenvolvimento, temos inúmeras ideias do que implementar e o que melhorar.
É importante você ignorá-las e simplesmente obedecer o que foi decidido no game design.
5 – Lançamento e divulgação
Aqui é a parte onde vamos publicar o jogo.
É importante você aprender sobre a loja que você vai publicar.
Se for publicar na steam é bom aprender sobre tags, se for publicar na apple store é bom aprender sobre palavras chaves.
É aqui onde você vai montar todo o conteúdo publicitário e onde as pessoas vão conhecer o seu jogo.
E para você se diferenciar nas lojas, é importante conhecer como elas funcionam.
Se atente desde os prints do jogo até a descrição dele, tudo isso é importante para seu jogo se sair bem.
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