Arte em jogos é um dos principais fatores que chamam a atenção dos jogadores a primeira vista.
E muitos desenvolvedores ficam em dúvidas na hora de escolher o estilo artístico que seu jogo terá.
E neste artigo vamos conhecer os principais estilos de arte para jogos, vantagens e desvantagens de cada um.
Arte Low Poly
Low Poly é uma escolha popular entre os desenvolvedores indie e até mesmo entre grandes estúdios.
Pois, modelar objetos Low Poly é geralmente mais rápido e simples do que criar modelos detalhados de alta resolução.
E esse estilo tem uma aparência única e distintiva, que pode ajudar o jogo a se destacar no mercado saturado de jogos.
E outra vantagem é que gráficos de poucos polígonos geralmente exigem menos poder de processamento.
O que pode resultar em melhor desempenho em dispositivos mais antigos ou menos potente, por exemplo.
Minecraft, utiliza uma abordagem Low Poly que permite que o jogo seja executado em uma variedade de plataformas.
Porém, a desvantagem desse estilo é que ele pode limitar a capacidade de criar detalhes complexos.
E deixar o jogo com um aspecto menos realista no final, afetando modelos e ambientes.
E também alguns jogadores podem associar gráficos Low Poly a jogos de menor qualidade ou produções indie.
O que pode afetar a percepção do valor ou da seriedade do jogo, por exemplo.
Flat Design
O Flat Design é outro estilo artístico popular no desenvolvimento de jogos e tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Como vantagens, por exemplo, gráficos vetoriais dese estilo são baseados em matemática e geometria.
E isso significa que podem ser redimensionados sem perder qualidade.
Os tornando ideais para jogos em diferentes resoluções e plataformas, por exemplo.
E geralmente ocupam menos espaço de armazenamento em comparação com outros estilos.
Mas uma desvantagem é que por serem baseadas em formas geométricas, criar artes detalhadas, pode ser mais trabalhoso.
E essas limitações de design se arrastam para as animações também, dificultando a criação de animações fluidas e naturais.
O que pode não ser ideal para desenvolvedores que buscam um visual mais realista, ou melhor texturizado.
Cell Shading
Esta é uma técnica de renderização que simula a aparência de uma animação desenhada à mão ou de um desenho animado.
E cria uma estética única que se destaca, frequentemente associada a jogos e animações estilizados.
Porém, a técnica de cell shading tende a envelhecer bem, mantendo-se visualmente atraente mesmo após muitos anos.
E se encaixam perfeitamente em jogos que são baseados em desenhos e animes como Naruto ou Dragonball.
Porém, a desvantagem é que obter o equilíbrio entre iluminação, sombreamento e texturas pode ser desafiador.
E a escolha de usar cell shading deve ser baseada na visão do jogo, público-alvo e nas habilidades da equipe.
Arte tradicional
Esse estilo tem uma aparência distinta e artesanal que pode ajudar o jogo a se destacar e ser lembrado facilmente.
Por exemplo, Cup Head que homenageou o estilo artístico que remete a desenhos antigos da Disney.
E pode transmitir um sentimento de artesanato, cuidado e autenticidade que encanto os jogadores.
E gerando estilos visuais variados e expressivos, afinal cada artista tem seu estilo de arte único.
Mas, o lado ruim é que jogos nesse estilo podem ser mais demorados e custosos do que usar técnicas de arte digital.
E apresentando desafios técnicos avançados especialmente em termos de animações fluidas.
E também modificar ou revisar esse estilo é muito mais trabalhoso do que fazer alterações em arte digital.
Pintura Digital
Esse estilo artístico combina técnicas tradicionais de pintura com ferramentas digitais.
E oferece uma aparência rica e detalhada que pode variar desde estilos mais estilizados até representações mais realistas.
Permitindo uma riqueza de detalhes e texturas que podem criar um mundo imersivo e visualmente impressionante.
E sendo facilmente integrada com animações, criando transições suaves e expressivas entre as cenas.
Mas esse estilo pode ser demorado e exigir habilidades artísticas especializadas dos artistas.
E isso pode aumentar os custos de produção do projeto como um todo.
Mas sem dúvidas é um estilo de arte muito bela e que vem ganhando o seu espaço no mercado a cada ano.
High Poly
High Poly refere-se a modelos 3D que têm um alto número de polígonos, o que permite uma representação mais detalhada.
E realista de objetos, personagens e ambientes, sendo frequentemente usado em jogos Triple A de grande orçamento.
Pois, a qualidade dos modelos pode chegar a níveis absurdos, quase que fotorealistas.
O que sem dúvidas, chama a atenção de inúmeros jogadores, imergindo eles ainda mais na gameplay, por exemplo.
Porém, modelos High Poly são mais complexos e exigem mais tempo e habilidades para serem criados.
E isso encarece absurdamente os preços do projeto, além de exigir muito mais tempo de desenvolvimento.
E sem contar nos desafios técnicos de otimização de performance, e refinamentos em animações.
Mas, você pode aprender a criar seus próprioos modelos 3D, otimizados e sem nem mesmo nunca ter modelado antes.
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Pixel Arte
A Pixel Arte é um estilo artístico que utiliza pixels individuais para criar imagens, personagens e ambientes em jogos.
E este estilo é frequentemente associado a jogos retrô e indie.
Mas também é utilizado em muitos jogos modernos que buscam uma estética única e nostálgica.
Pixel Arte tende exige muito menos em termos de hardware, permitindo que jogos rodem suavemente em diversos dispositivos.
E atendem a diferentes níveis de complexidades, desde artes simples até artes extremamente realistas.
Porém, é possível enfrentar desafios ao escalar essas artes para diferentes resoluções.
E dispositivos, o que pode afetar a consistência visual e a qualidade da imagem.
E sem contar no fato de que alguns jogadores podem ter a sensação de um jogo amador por conta do estilo.
Porém, saiba que esse estilo é o mais consolidado no mercado e está vivo desde o século passado.
E agrada a um público gigantesco devido ao fator “nostalgia”!
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