Arrays podem trazer diversas dúvidas, para programadores que estão tendo seu primeiro contato com a linguagem.
Mas, sem dúvidas eles são de extrema importância em diversos momentos ao logo do desenvolvimento de um jogo.
E vamos tentar te ajudar a entender melhor o funcionamento de Arrays e suas vantagens.
O que são Arrays?
Na programação, em especial no C# que é utilizado na Unity, temos diversos tipos de variáveis.
E cada uma é responsável por armazenar certo tipo de valores, como int (inteiros), Strings (Palavras), floats (números quebrados), etc.
Mas, em diversos momentos essas variáveis acabam se tornando limitadas por conseguirem armazenar apenas 1 valor em si.
E aqui entra uma das grandes vantagens de Arrays, pois, eles possibilitam agrupar valores do mesmo tipo.
Ou seja, podemos formar grupos ordenados de variáveis em um único lugar.
E dessa forma é possível fazer uma verificação dentro de um Array, sem ter que fazer isso de forma individual.
Em resumo, um Array é uma estrutura que armazena uma coleção de elementos do mesmo tipo.
E podem ser chamados de Vetor também por outros programadores ou linguagens.
Como Funciona?
Um Array organiza os dados nele armazenado em ordem, como se fosse uma lista.
E cada linha da lista, recebe um número de identificação (ID), que começa em 0 sua contagem.
E então o primeiro elemento na lista, recebe o ID = 0, o segundo recebe ID = 1, e assim sucessivamente.
Por exemplo, temos um Array com nomes de convidados, e cada convidado para entrar, precisa dizer qual seu ID na lista.
E então temos Andre, Maria, Marcos, Amanda, dentro desse Array, e como sabemos a contagem começa em 0.
E assim Andre recebe 0, Maria recebe 1, Marcos recebe 2, e assim por diante, seguindo essa lógica.
Porém, diferente das listas, os Arrays possuem tamanhos fixos, e que não podem ser alterados após ser declarado.
E para reajustar os valores de um Array, é necessário declarar um novo Array com os valores.
E especificar para cada ID do Array, qual o valor ele irá guardar.
Como Usar?
Para declarar um Array é relativamente fácil, podendo declarar e já atribuir valores, ou declarar vazio.
E primeiro você passa o tipo do Array, abre e fecha colchetes e por fim, de um nome para esse Array.
E caso você finalize aqui colocando ponto e vírgula, esse Array será vazio, e você precisará preenchê-lo posteriormente.
Mas, caso queira já declarar basta colocar o sinal de igual, abrir e fechar chaves e declarar os valores separados por vírgula.
E assim esse Array, armazenará todos estes valores, declarados dentro das chaves, lembrando que precisam ser do mesmo tipo.
E para utilizar basta apenas chamar o nome do Array, abrir colchetes e dentro deles passar o id que você que manipular.
E em loops, passando uma variável int no Id que aumenta a cada loop, permitirá acessar e manipular todo o Array.
Em resumo, o Array possui suas vantagens e desvantagens, como as diversas funcionalidades dentro da programação.
Mas, é muito útil para momentos em que precisamos manipular, diversas variáveis do mesmo tipo de uma só vez.
E você fará muito uso de Arrays ao longo do desenvolvimento de seus jogos.
Abaixo deixaremos um vídeo bem bacana sobre o assunto, caso desejar conhecer mais.
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