O primeiro passo para quem quer desenvolver jogos é descobrir um programa gratuito para isso.
Geralmente se encontra a Unity e descobre que existem milhares de tutoriais sobre ela.
Isso porque, realmente, da para fazer de tudo com essa engine.
Mas tem uma pergunta a se levantar, aprender Unity é saber criar jogos?
Aprender Unity é saber criar jogos?
1 – Compor músicas é ser músico?
2 – O mercado
3 – Unity x mercado
4 – Criar jogos sem saber Unity?
Compor músicas é ser um músico?
Música e jogos tem alguns pontos em comum, principalmente no seu mercado e você vai entender o porquê.
Se você olhar ao seu redor verá diversas pessoas que sabem música.
Muitas sabem cantar, muitas sabem tocar algum instrumento e também têm muitas que sabem compor músicas.
Mas ai vem uma pergunta, todos que sabem música são músicos?
E a verdade é que a grande maioria não.
Muitos fazem isso por hobbie e alguns ainda tentaram ser famosos e não conseguiram.
O fato é, acontece a mesma coisa com jogos.
Da mesma forma que qualquer um pode aprender música, qualquer um pode aprender a fazer um jogo.
Mas ser um desenvolvedor independente é uma outra conversa.
Da mesma forma que ser um músico famoso também é outra história.
O mercado
Existe uma diferença entre você fazer jogos para si e fazer fazer jogos para o mercado.
É claro que seu jogo tem que ser feito a partir do seu gosto, mas antes você tem que analisar o mercado e ver onde o seu gosto encaixa.
Não adianta você fazer um jogo super inovador, que ninguém nunca pensou antes, mas não ter ninguém para jogá-lo.
E isso não acontece porque seu jogo é bom ou ruim.
Olha quantos jogos na Steam são excelentes e não venderam quase nada.
Isso acontece porque nós precisamos de uma comunidade consolidada.
É necessário você pegar um estilo de jogo que existam jogadores fanáticos por ele e não necessariamente você irá concorrer com grandes empresas.
Existem muitos jogos simples na steam que tem uma comunidade sólida de 1000, 5000 jogadores
Se você analisar esses jogos e descobrir a necessidade desses jogadores, terá uma chance de sucesso muito maior.
Unity x Mercado
É claro que aprender Unity é um passo importante para se tornar um desenvolvedor de jogos.
Mas aprender somente a Unity não vai te fazer aprender sobre o mercado de jogos.
É importante você aprender como o mercado de jogos funciona.
Quais jogos têm uma comunidade que você pode se encaixar?
Se você só pensa em jogos grandes esta na hora de você começar a jogar jogos mais simples para conhecer novos mercados.
Jogos que você olha e fala “eu consigo fazer isso em 2 meses”.
Assim como na música você deve começar pequeno, com uma página no instagram e ir ganhando mercado aos poucos, com jogos é a mesma coisa.
Não adianta você montar uma equipe de 30 pessoas, tentar fazer um jogo triple AAA em 3 anos pra ver se dá certo.
Porque a probabilidade de não dar é muito grande.
É importante você conhecer o mercado e ir entrando nele aos poucos, para aprender como o mercado funciona, quais os seus erros e acertos.
Criar jogos sem saber Unity?
Existe uma diferença do profissional para o hobbie.
Enquanto muitos compõe músicas e cantam elas no seu canal do youtube, músicos famosos dificilmente compõe uma música própria.
A grande maioria das músicas que nós vemos são compradas de compositores e o músico só tem o trabalho de gravar aquela música.
Algo paralelo acontece com jogos.
Enquanto muitos se aprofundam em projetos pessoais com a Unity, desenvolvedores profissionais se quer encostam na engine para lançar seus jogos.
E antes de continuar eu quero deixar uma observação:
É claro que você deve sim ter projetos pessoais para fazer.
Mas eles não podem ser levados em conta para você ter sucesso no mercado de jogos.
Porque para isso você precisa criar jogos para o mercado e não para você.
É claro que você também pode criar os jogos que você vai publicar.
Mas existem muitas empresas indie onde o dono se quer sabe Unity, mas ele conhece muito bem o mercado de jogos.
Olhando o mercado ele consegue ver as necessidades de cada público e ter ideias de jogos que ele vai passar para os desenvolvedores de sua empresa.
A mesma coisa você pode fazer, analisar o mercado, ter uma ideia de jogo e mandar alguém fazer para você.
É claro que esse processo custa dinheiro e se você esta começando sem nada a melhor escolha é fazer os jogos você mesmo.
Mas isso explica que aprender Unity não necessariamente é ser um desenvolvedor de jogos.
Muitos são desenvolvedores independentes e se quer sabem programar ou modelar, mas eles manjam muito de como funciona o mercado de games.
Outros já fizeram centenas de jogos mas nunca publicaram um porque não conhecem o mercado de jogos.
O importante é você achar esse equilíbrio entre fazer jogos pessoais e fazer jogos para o mercado.
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.