Antecipação pode afetar diretamente o balanceamento de dificuldade do seu jogo.
E por inúmeras vezes esse elemento é deixado de lado completamente ao longo do desenvolvimento.
E neste artigo, vamos explorar os impactos negativos da falta de antecipação e como ela prejudica a experiência do jogador.
O Que é Antecipação?
Antecipação se faz presente em diversos elementos e principalmente nas animações dos personagens do jogo.
E isso se traduz nos gestos, posturas e movimentos sutis que indicam que um personagem está prestes a fazer algo importante.
Como, por exemplo, atacar, esquivar ou lançar um feitiço em direção ao jogador durante a gameplay.
E é crucial para dar aos jogadores pistas visuais sobre os próximos movimentos que representem um perigo real.
E permitindo que possam reagir adequadamente, ou até bolares estratégias antecipadas para evitar ser pego.
Portanto, é fácil perceber o quanto a ela se faz presente no sistema de batalha do seu jogo.
Falta de Antecipação e suas Consequências!
Quando os desenvolvedores não incorporam antecipação suficiente nas animações dos personagens, os jogadores enfrentam diversos problemas.
Pois, sem sinais visuais claros de antecipação, é quase impossível prever quando os inimigos vão atacar.
E o jogador terá apenas o seu tempo de reação para fazer algo, levando a reações tardias e danos desnecessários.
Mas, a falta de antecipação pode também quebra a imersão dos jogadores no universo do jogo.
Pois, os personagens parecem mecânicos e pouco naturais, quando simplesmente se movem bruscamente.
E a frustração resultante da incapacidade de prever os movimentos dos inimigos pode levar os jogadores a desistirem do jogo.
E isso impactando negativamente na reputação do desenvolvedor e consequentemente nas vendas do jogo.
Estude os Movimentos reais
É extremamente crucial estudar o movimento humano na vida real para ter uma referência solida.
Pois, no próprio movimento na vida real existe antecipação antes de executar qualquer ação.
Pois, imagine um chefe king kong que do nada cai no chão, tremendo toda a tela e causando dano ao jogador.
Portanto, isso seria totalmente estranho e contra intuitivo, o correto seria ele agachar e saltar para o ar antes.
E essa seria sua antecipação, dessa forma o jogador sabe que ele cairá no chão, e ele precisa se preparar.
Porém, existem sim outros movimentos que podem não ser tão óbvios qual seria a sua antecipação.
E, o feedback da comunidade de jogadores é essencial.
E antão permita que os jogadores testem e forneçam feedback sobre a eficácia da antecipação nas animações.
Pois, dessa forma você poderá sempre fazer ajustes nas animações de antecipações até que se tornem efetivas.
A antecipação nas animações de jogos desempenha um papel crucial na experiência do jogador.
E principalmente dá a possibilidade do jogador agir corretamente sempre que receber esse feedback visual.
E por consequência tornará seu sistema de batalha muito mais justo e balanceado.
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