Criar animações em Pixel Art pode parecer algo muito complexo e avançado, mas, na verdade não é.
Porém, exige muita paciência, pois, é um processo de fazer e refazer algumas vezes até encontrar o resultado esperado.
E nesse artigo vamos te ajudar a entender como é feito esse processo e dar algumas dicas valiosas.
Animações para jogos
Podemos animar nossas pixel artes com diferentes objetivos, que vão de um simples Gif, a até uma arte para jogos.
E em ambos os objetivos, o processo de animação é muito semelhante, porém, vamos focar mais em artes para jogos.
Pois, é comum muitos devs indies precisarem se virar sozinhos com a arte do jogo, e não sabem por onde começar.
E as animações em pixel art são criadas quadro a quadro, em uma sequência de imagens, que continuam o movimento da imagem anterior.
Nos passando a sensação de movimento, ao serem executadas dentro do jogo.
E nos jogos temos 2 tipos base de animações, as que são em loop e as animações diretas.
Animações em loop
E o primeiro detalhe importante é que essas animações precisam ser criadas pensando em um loop.
Ou seja, a última imagem da sequência, precisa encaixar com a primeira, para serem executadas em loop.
E dessa forma, ao serem executadas dentro da gameplay, nos passarão a sensação de que é uma animação infinita.
E algumas animações se encaixam perfeitamente aqui como: andar, correr, ficar parado, etc.
Ou seja, basicamente são animações que serem executadas continuamente, como correr, por exemplo.
Enquanto o jogador pressiona o botão de movimento, a imagem precisa executar infinitamente.
E dessa forma, podemos criar uma animação de corrida com apenas 8 quadros.
Mas que pode ser executado por muito tempo, por ser um loop.
Animações Diretas
Já esse tipo de animação, é disparada quando um determinado gatilho, ou evento ocorre dentro do jogo.
E uma animação direta pode ser, por exemplo, um ataque de espada, onde apenas pressionamos o botão e o ataque ocorre.
Ou seja, essa animação, não é executada com tanta frequência quanto andar ou correr.
E nesse caso ela não necessariamente precisa ser pensada para ser executada em loop.
Assim que a animação de ataque finaliza, ele sai direto para outra animação e idle ou de correr, por exemplo.
Por isso, você e sua equipe precisam definir os padrões de animações dos objetos e personagens do jogo.
E entender quais são as animações em loops ou as animações diretas.
Dicas para se criar uma animação
O primeiro passo é criar o seu personagem ou objeto, e aqui nesse caso vamos considerar um personagem.
E depois que você tem a imagem base desse personagem, você começará criando um novo quadro.
E uma dica é separar cada parte do membro do corpo do personagem em layers diferentes.
Pois, dessa forma fica mais fácil animar seus movimentos posteriormente.
Outra dica importante é pintar cada membro de cores solidas diferentes primeiro, para trabalhar apenas a silhueta da animação.
E com esse bonecão colorido, você vai desenhando cada frame, fazendo um movimento da animação.
Iniciando animação
Aqui, por exemplo, estamos fazendo sua animação de correr, então cada frame desse continua o movimento anterior.
E como a animação de correr é um loop, o último frame, precisa encaixar com o primeiro.
E agora que você tem esse bonecão colorido animado, certifique-se de que a animação esteja fluida.
Pois, este é o momento de você corrigir posição de braços estranhos, proporções esquisitas, e a fluidez.
E agora que a animação ficou fluida e bacana, você passara quadro por quadro fazendo os detalhes.
Ou seja, em cima de uma animação pronta, você coloca os detalhes da roupa, cor do cabelo, acessórios, etc.
Pois criar a animação fazendo todos os detalhes ao mesmo tempo, faz o seu processo ficar muito mais lento.
E demorar o triplo do tempo para finalizar a arte, resumindo resolvendo um passo de cada vez, facilita seu trabalho.
Obviamente essa não é a única forma correta de se trabalhar, pois, existem diversas abordagens.
Mas, você pode aplicar essas dicas no seu processo criativo para facilitar inicialmente.
E com o tempo desenvolver sua própria forma de criar as animações das suas pixel artes.
Mas caso esteja com muitas dificuldades de evoluir na Pixel Art, você pode precisar de um método validado.
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E que sai do básico e vai até o avançado, incluindo animações e você poderá até mesmo animar um Boss!
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