É bem comum muitos desenvolvedores ter uma grande dificuldade em criar histórias e roteiros para seus jogos.
Pois, assim como todo o desenvolvimento de um jogo, a história também precisa ser bem elaborada e atraente!
E uma boa história, tem o poder para tornar um jogo muito mais interessante, prendendo a atenção do jogador!
O que é Monomito?
Muitos profissionais em diversas áreas tem a necessidade de criar histórias, mas podem ter muita dificuldade para isso.
E existem diversos motivos, falta de criatividade, falta de leitura, ou simplesmente não levar jeito.
E então surgiu uma técnica que facilitou demais, a criação de histórias e enredos, a Jornada do Herói ou Monomito!
E é um conceito de narrativa constantemente encontrado em várias histórias, mitos antigos e contos.
Criado por Joseph Campbell, no seu livro o Herói de mil faces, o Monomito já sofreu diversas adaptações.
E basicamente perceberam que alguns elementos narrativos se repetem constantemente nas histórias.
E que fazem o personagem ter um grande crescimento, e de certa forma sua trajetória se torna muito mais envolvente.
E esses elementos foram analisados e organizados em 3 atos e alguns estágios, que os Heróis quase sempre passam.
Primeiro Ato: O Chamado!
Você não precisa usar a risca essa regra, mas a jornada do Herói pode ser uma excelente base pra você.
E o primeiro ato começa a partir do chamado, ou seja, um acontecimento que empurra o personagem para a aventura.
Pois, ele está na sua zona de conforto, ou também conhecido como mundo comum.
E algum acontecimento impõe uma decisão ao personagem, que implicará na separação, sair da zona de conforto.
E aqui cabe diversas opções, por exemplo, sua vila sendo atacada por monstros, uma busca ao tesouro perdido, etc.
A Recusa:
Por ele estar em sua zona de conforto, um elemento narrativo muito usado aqui é a recusa.
Pois, o personagem não se sente capaz ou preparado para realizar tal desafio, ou simplesmente não quer ir.
E isso faz com que o espectador realmente sinta o peso de tomar essa decisão e engrandece ainda mais o desafio.
O Mentor:
Outro elemento narrativo muito usado aqui é o encontro com o mentor, ou uma ajuda sobrenatural.
Pois, no momento em que o personagem está para desistir, ele recebe essa ajuda que faz ele se sentir confiante.
E a figura do mentor aqui, pode ser usada para incentivar, inspirar ou instigar o personagem a superar essa dificuldade.
A Decisão:
Este é o ponto em que realmente a aventura começa, pois, o personagem escolhe ir e enfrentar o desafio.
E aqui é introduzido novos mundos, novos personagens, e as regras que regem os poderes ou habilidades, por exemplo.
E passando pelo desenvolvimento do personagem, sua evolução, e é onde ele começa a entender como funciona esse mundo.
Segundo Ato: A Descida/ Iniciação!
Neste momento começam a surgir os desafios e testes que irão por a prova o que o personagem já aprendeu.
E aos poucos forçando o personagem a se aprimorar e estar em constante evolução na história.
É comum também neste momento ter perdas ou acontecimentos, que tragam esse sentimento ao personagem.
Aproximação da caverna:
Este momento é o ponto onde o personagem enfrenta seu maior desafio, medo, ou até mesmo um grande inimigo.
E aqui toda sua trajetória e aprendizado será posto a prova, por exemplo, indo desafiar o vilão da história.
E elementos como a tentação pode ser inserido no enredo, talvez alguém tentando persuadir a mudar de lado.
E até mesmo desistir da sua jornada por meio de chantagens, reféns, e diversas opções.
O confronto com o pai:
Aqui pode ser o momento o personagem de fato encarar o vilão da história, ou superar o grande desafio.
E elementos como o vilão contar todo seu plano, é comum neste pondo do enredo.
E até o clímax da história como a quase morte do protagonista, grandes percas, e o quase fim da aventura.
A conquista:
Neste ponto ocorre o último grande feito do personagem, e pode ser considerado o clímax da História.
Pois, aqui ele superou seus desafios, e conseguiu derrotar o vilão, salvar outros personagens, etc.
Ou seja, cada história terá o seu grande clímax, e neste ponto o sentimento de vitória e superação fica bem claro.
Terceiro Ato: Retorno!
Após a sua grande conquista e superar todos os desafios, chegou a hora do retorno.
E neste aqui o personagem pode voltar para o seu antigo mundo normal, pois, já completou a aventura.
Mas, agora ele pode sim passar por outros desafios na volta, porém, ele agora é muito mais experiente.
E pode até usar os recursos que coletou durante a sua aventura, seja poderes novos ou armas novas.
E um elemento muito usado aqui também é a Recusa, onde o personagem agora não quer mais retornar.
Pois, ele percebeu e pode até se orgulhar do quanto evoluiu em toda a sua jornada.
E é crucial colocar acontecimentos que mostre esse grande crescimento e evolução ao longo da história.
Em resumo, a jornada do Herói pode ser uma excelente base para se guiar, e criar um bom enredo.
E existem diversas variações e adaptações da jornada do Herói, o importante é assimilar a ideia.
E adaptar conforme as suas necessidades e ambientação em que seu jogo se encontra.
Abaixo deixaremos um vídeo que te contará mais sobre a famosa Jornada do Herói:
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