Todo bom jogo precisa também ter uma boa interface de usuário, para que o jogador tenha total controle na hora da gameplay.
Informações como sua vida, vida do inimigo, recursos, interações precisam ser muito bem implementadas no jogo.
Por isso, é muito importante entender as diferenças entre os tipos de HUDs, como elas se aplicam e como se complementam!
A Importância das Huds
As Huds tem a missão de dar ao jogador o domínio das informações de maneira fácil, rápida e precisa.
Informações simples como a quantidade da sua própria vida, por exemplo, podem ser fatais caso não passadas de maneira clara.
Porém é preciso sempre que as informações sejam discretas para não atrapalhar, e ao mesmo tempo sejam de fácil acesso.
E pensando nesse sentido, o uso de uma boa paleta de cores será a melhor aliada de suas Huds.
Pois, as cores quando bem aplicadas, podem facilmente chamar a atenção do jogador sem precisar tomar a tela inteira do game.
Por exemplo, uma barra de vida que troque da cor verde para a vermelha trás facilmente o sentimento de urgência.
Mostrando ao player que sua saúde está baixa e ele precisa rapidamente dar atenção a isso.
HUD
As HUDs são as informações que estão na tela do jogador para que ele as acesse de maneira rápida.
Pois, nelas estão muitas informações importantes como quantidade de vida, munições, energia, mini mapas, inventários, etc.
Precisam ser implementadas de uma forma que não atrapalhe a gameplay do jogador tomando boa parte da tela pra si.
Evitando assim que o jogador não consiga se concentrar no jogo, e acabe se frustrando por não ver o game em si.
E existem diversos outros fatores que podem tirar totalmente o jogador da imersão do jogo, e que você precisa conhecer agora para não cometer mais estes erros em seus jogos!
UI (Interface de Usuário)
São um complemento das Huds, mas que não necessariamente precisam estar o tempo todo sendo exibidas na tela.
Elas são utilizadas na interação do player através dos controles, com o jogo em si em momentos durante a gameplay.
Quando entramos em um diálogo com um Npc, quando abrimos uma porta, ou coletamos suprimentos no jogo.
Basicamente, sempre que existe uma interação do jogador com o game, e são exibidas mensagens ou alertas na tela.
GUI (Graphic User Interface)
A GUI (Graphic User Interface), possibilita a interação do usuário com o jogo em si.
Esta é caracterizada como a comunicação do jogador com o jogo, mas sem uma parte gráfica na tela.
A GUI e a Ui são bem próximas e semelhantes nas funções, e para muitos é apenas duas formas de dizer a mesma coisa.
Mas, para outros tanto a GUI quando a UI são o complemento uma da outra e juntas compõem as HUDs.
Faça uma pesquisa de Hud
Uma boa dica seria sempre buscar referência em jogos do mesmo estilo que você esteja desenvolvendo.
Pois cada jogo e estilo precisam de Huds específicas que melhor se encaixam, e se tornam mais eficientes para tal.
Por exemplo, em jogos de corridas, é preciso uma interface diferente de um jogo de tiro.
E no mesmo estilo de jogo, essa interface pode variar ainda se o jogo é de tiro em primeira ou em terceira pessoa.
Ou seja, existem diversos pontos a serem analisados ao criar uma simples Hud, mas que fazem muita diferença na experiência do jogador.
Afinal, para o jogo ser agradável é preciso colocar em primeiro lugar a experiência do jogador.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? como descobrir o perfil de um jogador? Como criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
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