Já parou pra pensar o que faz nós cometermos um erro no desenvolvimento de um jogo?
Pense comigo, se você for jogar na mega-sena, a chance de você errar os números é muito grande.
Mas, e se você conhecer 5 dos 6 números antes do sorteio?
A sua chance de erro diminui, os riscos são menores e você tem uma chance muito maior de acertar.
Agora eu te pergunto, o que mudou da situação 2 para a 1 que fez você ter uma chance muito maior de errar?
A aleatoriedade no mundo dos jogos
Quando jogamos um jogo de apostas estamos sujeitos a toda aleatoriedade que esse jogo propõe.
Você jogar na mega-sena e tentar descobrir os 6 número é totalmente aleatório.
Mas a partir do momento que você conhece 5 dos 6 números previamente, o seu jogo passa a ser muito menos aleatório e isso faz você ter uma chance muito maior de acerto.
Isso pode ser aplicado no desenvolvimento de um jogo de várias formas, por exemplo, ao se posicionar no mercado.
Na escola, quando vamos fazer uma prova, existe o certo e o errado, mas no mundo dos jogos não é assim, nenhum jogo dá totalmente certo e nem totalmente errado, estamos em um jogo de probabilidades e aleatoriedades.
Quando vamos fazer um jogo e nós não conhecemos o mercado, estamos jogando um jogo de aleatoriedade e com probabilidade muito baixa de acerto.
A partir do momento que você começa a estudar os nichos, subnichos e os jogos que o compõe, a sua chance de acerto aumenta, pois agora você tem informações, você tem conhecimento e com conhecimento você pode saber para qual caminho seguir.
A sua aleatoriedade diminui, agora você conhece 5 dos 6 números antes mesmo do sorteio acontecer, a chance de você fazer um jogo e dar certo, conhecendo o mercado, é muito maior.
Lembre-se, seu jogo não precisa dar totalmente certo, ele só precisa retornar o que você investiu, a chance disso acontecer com você conhecendo o mercado, é muito maior do que fazer um jogo por fazer.
A importância de processos na criação de jogos
Existe também outra coisa que faz nós errarmos menos na criação dos nossos jogos.
Nesse caso, diminui a proporção dos erros que vamos cometer.
Imagine o seguinte, você criou 75 níveis pro seu jogo e descobre um erro na mecânica que você vai ter que mudar.
Esse erro se torna algo gigantesco se você tiver que ajustar ele 75 vezes.
Essa é a importância de criar processos no desenvolvimento de um jogo, se você cria um sistema único e eficiente para o seu jogo funcionar, qualquer erro cometido passa a ser simples de modificar, você modifica 1 vez e todos os níveis mudam sozinhos.
Criar padrões ajudam muito nesse processo, pois basta você criar scripts que alteram as coisas no jogo de acordo com padrões que você determinou.
Isso vai fazer você gastar muito menos tempo modificando as coisas e com certeza vai te dar muito mais confiança ao criar o seu jogo.
Os processos da ideia até a publicação
Concluindo esse artigo, não poderia faltar o mais importante, você criar processos de desenvolvimento que vão da ideia até a publicação.
Um exemplo seria:
- Pesquisa de mercado
- Gdd
- Desenvolvimento
- Divulgação
Quando você cria esse processo, você consegue repetir o que deu certo em outros jogos e consertar o que deu errado nos próximos.
A sua chance de acerto aumenta cada vez mais, pois você está constantemente aprimorando o que já deu certo.
Lembra que conhecimento é a chave para a não aleatoriedade?
É disso que estamos falando.
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