Desenvolver um jogo está mais acessível do que nunca. Muitas ferramentas são gratuitas e há diversos tutoriais/cursos online que torna a criação de jogos algo que qualquer um pode fazer.
E para se criar um jogo de uma maneira eficiente, desenvolvedores acabam adotando o uso de engines para agilizar o processo criativo, já que elas dão diversas funcionalidades e possibilidades aos desenvolvedores.
Se eu fosse fazer uma lista das engines mais usadas hoje em dia, duas liderariam: Unity e Unreal – inclusive, já fiz um artigo falando só dessas duas – e o motivo é simples, elas são gratuitas e poderosas.
Mas, uma engine vem ganhando força no mercado atual: a Godot. Tratando-se de uma engine de código-aberto, a Godot possui diversos pontos fortes e também alguns fracos, que irei abordar neste artigo.
Prós
- O layout da Godot é bem intuitivo, tornando fácil de entender o seu trabalho. Além disso, tudo fica muito claro independentemente do projeto ser em 2D ou 3D.
- Ela possui uma linguagem própria, chamada de “GDScript”. Uma vez que você domina essa linguagem nativa da ferramenta, você será capaz de criar novas ferramentas no editor para qualquer coisa que precisar. Pode ser muito útil para projetos mais complexos.
- É open-source (código-aberto). Se em algum momento você sentir alguma limitação do próprio mecanismo, bastará escrever uma extensão em GDScript ou C++ para adicionar alguma alteração no editor.
- A licença totalmente gratuita torna o projeto seu. A Unity ou Unreal, por exemplo, possuem versões gratuitas, mas o mecanismo em si continuará sendo deles. Para todos os efeitos, é como se o Godot fosse uma engine sua e ninguém pode te dizer o que deve ou não fazer.
- Caso você já seja um programador experiente, esse ponto será importante: o depurador da Godot é fantástico. É poderoso e fácil de usar.
Contras
- A Godot pode ser muito difícil para iniciantes. O fato dela ser uma engine open-source te exigirá já possuir certos conhecimentos em programação para realizar diversas ações e não ficar limitado.
- A comunidade ainda é muito pequena. Como falei no início do artigo, esta é uma engine nova e é normal que ainda tenha uma comunidade descentralizada na internet. Alternativamente, você pode usar o grupo do Facebook da Godot Engine para tirar suas dúvidas.
- A capacidade gráfica da Godot ainda é limitada em comparação a outras engines. O renderizador atual é escrito para ser compatível com uma versão antiga do OpenGL, para suporte web e mobile, portanto, a capacidade de renderização fica limitada.
- A engine é atualizada e melhorada constantemente. Isso é bom? Claro! Mas também te forçará a sempre estar tendo cuidado com a compatibilidade ao atualizar versões – para que seu projeto não se corrompa por algum motivo.
Conclusão
A Godot é uma engine de código-aberto e gratuita, para algumas pessoas isso já será o suficiente.
Ela não poderá ser usada para projetos muitos complexos nem para quem almeja o mercado dos consoles, no entanto, pode sim ser uma excelente escolha para desenvolvedores independentes que precisam de uma engine simples e rápida.
Godot é uma ótima opção, mas pode não ser para você. Felizmente, existem muitas opções para aqueles que querem criar seus próprios jogos!
Como um bônus, abaixo segue um vídeo com alguns projetos em fase de desenvolvimento na Godot:
Seja o primeiro a comentar.