Entrar no mundo do desenvolvimento de jogos com a Unity é empolgante, mas também é fácil cair em armadilhas comuns.
E que podem atrasar seu progresso, confundir seu projeto e até causar bugs desnecessários.
Se você está começando agora, fique atento: aqui estão os cinco piores erros que iniciantes cometem na Unity!
Sempre resetar os objetos criados na cena

Para criarmos os objetos de jogo precisamos manipular e gerenciar bem os objetos filhos dentro dele.
Mas um erro comum é criar o objeto, e na hora de testar ocorrer vários bugs, como objeto em uma posição e colisor em outra.
Personagens se teleportando ao se mover, ou Spawnar coisas em lugares aleatórios, por exemplo!
Por isso, ao adicionar um novo GameObject, é comum clicar em “Reset” no Inspector para garantir que ele esteja em (0, 0, 0).
Pois, fazendo essa primeira ação, você sempre garante que o objeto e sua estrutura estará completamente centralizado.
Nunca renomear um script

Unity exige que o nome do script e o nome da classe dentro dele sejam idênticos.
E quando você cria um script chamado ‘NewBehaviourScript.cs’ e depois muda o nome do arquivo no projeto.
Mas sem mudar o nome da classe dentro do código, o caos começa: erros de compilação, referências quebradas e muita dor de cabeça.
Por isso, nunca renomeie scripts, se você errou o nome ou alguma letra, já exclui e crie outro para evitar dor de cabeça.
Sempre anexar os scripts no objeto antes de editar!

Muitos iniciantes criam um script e já começam a editar e criar lógica em mecânicas.
Mas, ao tentar anexar o script em um objeto, a Unity impede, e você fica sem entender o motivo.
E certamente existe algum erro de digitação ou lógico em seu código, mas a Unity não vai debugar, pois, ele não está em nenhum objeto da cena.
E você precisa pegar o hábito de sempre criar um script e anexar ele em um objeto antes de codificar.
Pois, caso erro, a unity ira debugar onde está o erro e qual erro é!
Não salvar scripts antes de testar

Pode parecer óbvio, mas um erro clássico: o desenvolvedor escreve o código, volta pra Unity, aperta Play… e nada funciona.
Por quê? Porque esqueceu de salvar o script, a Unity só compila scripts que foram salvos.
Então qualquer teste feito com o arquivo ainda aberto e não salvo simplesmente ignora suas mudanças.
E aqui adote o atalho ‘Ctrl + S’ como seu melhor amigo e sempre salve o script antes de voltar para a Unity.
E lembre sempre de verificar se todos os scripts estão salvos para realmente compilar todas as alterações!
Usar um projeto de estudo para publicar um jogo sério

Você começou um projeto de estudo, testando coisas, adicionando assets aleatórios, escrevendo código sem padrão.
Mas agora, quer transformar tudo isso em um jogo sério e publicável.
O problema? Seu projeto está uma bagunça, e não foi feito nenhum planejamento para ter um jogo vendável.
Por isso, mantenha seus projetos de estudo separados dos projetos reais, pois, a chance de eles fracassarem são altíssimas.
E quando tiver uma ideia mais sólida, faça um estudo de mercado, faça o planejamento, crie um novo projeto limpo, etc.
Isso evita diversos problemas, acelera o desenvolvimento e deixa tudo mais profissional.
Erros fazem parte do aprendizado e no desenvolvimento de jogos, eles são esperados.
Mas, o importante é identificá-los cedo e entender o impacto que eles têm no seu processo.
Por isso corrigir maus hábitos logo no início te coloca em um caminho mais prático e profissional.
Quer iniciar com o pé direito, o curso StartGamedev pode te ajudar a sair do zero e dar seus primeiros passos de forma correta!
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