Se você já começou a criar animações em Pixel Art, deve ter sentido que, às vezes, suas animações parecem meio travadas.
E sem aquele charme a mais que vemos nos jogos clássicos ou nos títulos indies mais estilosos de hoje.
E um dos segredos mais antigos e eficientes pra isso é o conceito de Stretch and Squash.
O que é Stretch and Squash?

Stretch and Squash (Alongar e Achatar) é um princípio clássico da animação que consiste em deformar temporariamente.
E isso desde o personagem ou objeto durante certos momentos do movimento para transmitir melhor a ideia de velocidade, peso e impacto.
Stretch: quando o objeto ou personagem está em movimento rápido (como um pulo ou ataque), ele se alonga na direção do movimento.

Squash: quando ele para de repente, bate em algo ou aterrissa, ele se achata para mostrar compressão e impacto.
E mesmo que a forma mude, o volume total se mantém, ou seja, se alongou, fica mais fino.
E se achatou, fica mais largo, ajudando o espectador a sentir a energia e a fisicalidade da cena, mesmo em animações simples.
Aumente o juice e o feel das animações

Em Pixel Art, Stretch and Squash é um recurso poderoso para dar mais juice visual.
E que é aquele conjunto de efeitos e movimentos que fazem o jogador sentir o impacto e a responsividade do jogo.
E sem isso, as animações podem parecer rígidas e sem graça, mesmo estando tecnicamente corretas.

Mas, quando bem aplicado, esse princípio deixa o jogo mais gostoso de jogar e de assistir.
Pois, adiciona leveza, impacto e personalidade ao movimento dos personagens e objetos.
E jogos como Celeste, mesmo em sprites pequenos e limitados, em cada ação tem a presença dessa técnica.
Como aplicar em uma animação?

Pra usar Stretch and Squash nas suas animações de Pixel Art, siga essas dicas práticas.
E comece identificando o momento de maior velocidade ou impacto e defina esses quadros como pontos para aplicar a deformação.

E no meio do movimento, desenhe o sprite levemente mais alongado na direção dele, e mais fino nas laterais.
Mas, sempre quando o personagem ou objeto tocar o chão, parede ou inimigo, faça um frame achatado horizontalmente e mais largo.
E sempre que alongar, compense afinando, sempre que achatar, compense alargando.
Pois, isso deixa a deformação mais natural e agradável, mantendo o volume geral do objeto.

Nas primeiras tentativas, exagere nos alongamentos e achatamentos para realmente notar a diferença.
E depois, vá diminuindo até achar o ponto certo de equilíbrio suave, às vezes, o exagero é o que dá charme na Pixel Art.
Repare a diferença gritante nessas animações, mesmo contendo o mesmo número de frames.


Mais Lentas:


Aplicando em Espinhos:


Mais Lentas:


O conceito de Stretch and Squash é um dos segredos mais antigos e eficientes para dar vida às suas animações.
E isso independente de ser Pixel Art ou não, além de melhorar o feel do seu jogo.
Tornando suas criações muito mais expressivas e profissionais.
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