Você decidiu que irá desenvolver um jogo, passou a pesquisar sobre o assunto e descobriu que existem ferramentas chamadas engines (ou motores gráficos) que podem facilitar a sua vida.
Porém, ao pesquisar mais afundo sobre o assunto, descobriu que existem milhares de engines, o que te fez ter mais dúvidas ainda, só que agora sobre qual engine utilizar.
Para te ajudar a decidir esta questão, nós do Crie Seus Jogos estaremos, através deste artigo, expondo a nossa opinião sobre o polêmico assunto: qual a melhor engine atual?
Mas afinal, o que é uma engine?
Antes de tudo, é importante explicar o que são engines: são ferramentas ou softwares que auxiliam um desenvolvedor a criar um jogo do início ao fim mas sem, necessariamente, ter que programar absolutamente tudo dentro de um jogo. Ficou confuso de entender? Então vamos descomplicar.
Dentro de um jogo nós temos diversos tipos de ambientes ou cenários que exigem diversos tipos de gravidade, por exemplo. A gravidade em jogo de tiro em primeira pessoa não será a mesma em um jogo de plataforma. Pareceu óbvio? Então estamos no caminho certo.
Agora imagine se você, independentemente do jogo, tivesse que programar a gravidade do mesmo, sendo ele um jogo de tiro ou plataforma 2D. Mesmo que você não entenda nada sobre programação, deve imaginar que isso seria bem chatinho, não é mesmo?
O que acontece é que as engines estão aí para isso. Elas facilitam nossa vida e utilizando do exemplo citado, elas podem simular a gravidade para estes dois tipos de jogos, fazendo com que você apenas se preocupe em desenvolver o restante da lógica.
Legal, né? Mais legal ainda é saber que elas não fazem somente isso. Uma engine realmente facilita a sua vida de diversas maneiras, as quais cada uma possui uma qualidade específica para te auxiliar. E são em cima dessas qualidades específicas que nós estaremos fazendo as comparações necessárias.
Bom, mas voltando ao assunto inicial e tendo isso tudo que foi dito como base, nós temos que listar o que cada engine tem de melhor para podermos, então, termos uma vencedora. Entretanto, existem milhares de engines. Para este nosso texto, irei expor apenas as mais utilizadas no momento: Unity3D, Unreal Engine e Construct2.
Unity3D
Talvez a engine mais utilizada atualmente, a Unity3D se popularizou por disponibilizar a qualquer pessoa interessada, a opção de desenvolver jogos gratuitamente.
Mas além disso, agora na versão 2019, esta ferramenta também possibilita ao desenvolvedor poder realizar a inserção de diversas mecânicas e visuais, tornando o desenvolvimento tanto de jogos 2D quanto de jogos 3D mais fáceis.
Tudo isso devido também ao fato da empresa ter escutado seus diversos usuários e acatado várias sugestões de melhorias.
Por ser tão utilizada, é comum que vários jogos indies na Steam tenham sido feitos nela. Jogos como: Monument Valley, Ori and the Blind Forest, Pillars of Eternity, Broforce, RollerCoaster Tycon World e os grandes sucessos mobile Crossy Road e Temple Run foram feitos utilizando a Unity3D. Mas claro que existem milhares de outros games!
Por vários jogos serem feitos utilizando ela, a maioria são desenvolvidos para as plataformas mobiles. Já que a facilidade de poder criar um jogo para mobile na Unity é grande, pelo menos para Android, já que a Google Play não tem tanta exigência assim (mas isso é assunto para outro texto). Um jogo feito em C#, por exemplo, é facilmente convertido para Android ou iOS através da Unity.
Falando em programação, esta ferramenta utiliza de C#, que é a linguagem de programação aceita pela engine. O C#, inclusive, é uma linguagem muito poderosa, utilizada não só em games mas em vários outros campos.
A Unity3D é verdadeiramente uma engine multiplataforma, podendo exportar jogos para diversas plataformas, tais como Windows, Mac, Linux, Android e iOS.
A Unity3D tem uma versão gratuita e paga. A versão gratuita impõe algumas limitações, mas não tão prejudiciais ao seu projeto. A versão paga possui o preço único de US$ 1.500,00 ou US$ 75,00 mensais. O usuário apenas é obrigado a utilizar a versão PRO da Unity3D se o jogo desenvolvido por ele ultrapassar US$ 100.000,00 de faturamento anual.
Clicando aqui você poderá ver jogos feitos com a Unity3D.
Unreal Engine (UE)
Sem dúvidas uma engine poderosíssima, muito utilizada para desenvolvimento de jogos mais robustos, que exigem mais poder de processamento e gráficos.
É bem comum jogos de tiro em primeira pessoa feitos com a Unreal Engine. Tanto que podemos citar alguns exemplos como: Deus Ex, Tom Clancy’s Rainbow Six 3: Raven Shield, Tom Clancy’s Rainbow Six Vegas, Gears of War, BioShock, BioShock 2 e Borderlands.
Mas não apenas jogos de tiro, jogos de luta também são bem comuns. Alguns jogos de luta feitos utilizando UE: Tekken 7, Batman: Arkham Knight e Mortal Kombat X.
Currículo bem forte esse, não?!
O motivo de a UE ter tantos jogos “potentes” desenvolvidos está no fato da engine possuir um grande suporte à sua capacidade gráfica. Ótimos sistemas de partículas e iluminação complementam o “poder de fogo” desta ferramenta.
Tornando-a uma engine muito utilizada em grandes estúdios de desenvolvimento de games do mercado. Em sua versão mais recente, o design atrativo foi implementado, com o intuito de atrair cada vez mais desenvolvedores novatos à área.
Em termos de programação, a Unreal Engine utiliza de C++ em seus projetos. Mas sua principal funcionalidade é a capacidade de se programar “visualmente”, já que a ferramenta te proporciona o poder de através de um painel visual, criar ações para o seu jogo.
A UE também possui várias portabilidades, das quais nós podemos citar: Android, iOS, HTML5, Linux, Windows, Mac e várias outras.
A ferramenta é gratuita para jogos que rendem até US$ 3.000,00 em vendas. Após isso, o utilizador paga uma taxa de 5% em cima da renda obtida.
Clicando aqui você poderá conferir jogos feitos utilizando da Unreal Engine.
Construct2
Da lista, sem dúvidas esta é a engine mais “humilde”. A Construct2 uma ferramenta de desenvolvimento de jogos 2D baseada em HTML5. Legal, não é mesmo?
HTML5 é a linguagem de marcação – alguns reconhecem como linguagem de programação – utilizada para construção de sites. Todos os sites da internet são construídos utilizando de HTML. É uma linguagem web bem simples e simpática, que atrai milhares de desenvolvedores mundo a fora.
Agora, imagina que legal criar jogos utilizando HTML5? Bom, a Construct2 faz isso! Claro que aqueles que conhecem profundamente o HTML sabe que essa linguagem sozinha não é capaz de criar jogos. Por isso é utilizado Javascript junto ao HTML para complementar, como arroz e feijão.
A simplicidade é tão grande que a Construct2 é destinada primeiramente para pessoas que não são programadores. Ficou interessado? Saiba o motivo disso.
Ela permite a criação rápida de jogos, por meio do estilo drag-and-drop usando um editor visual e um sistema de lógica baseada em comportamento. Ou seja, a simplicidade está na veia desta engine. Entretanto, como se pode imaginar devido a tanta simplicidade e facilidade, ela não é muito boa para jogos muitos complexos.
Clicando aqui você poderá ver jogos feitos na Construct2.
Conclusão
Pronto! Descrevemos as três engines e suas principais características. Mas qual a melhor de todas?
Vale lembrar que será o seu conforto e familiaridade com a engine que sempre prevalecerá. Então mesmo que eu dissesse que teríamos um vencedor X por diversos motivos, várias pessoas iriam descordar da minha opinião, alegando que para elas a melhor é a opção Y.
A Unity e Construct2 são engines extremamente recomendadas para iniciantes. A Unreal Engine, apesar de possuir um histórico forte de games de sucesso, é uma engine com uma curva de aprendizado bastante avançada, mais recomendada para quem já tem alguma experiência na área.
Tendo isso em mente, eu sempre recomendo que você realize testes. Claro que através do que tenha lido aqui, talvez você tenha formado alguma opinião melhor sobre uma do que sobre outra, de acordo com suas necessidades.
Então eu recomendo que comece a fuçar naquela que mais tenha ido “com a cara”. Mas não se limitando a isso, caso ela não seja tudo aquilo que você esperava, experimente utilizar outra engine.
Agora nós gostaríamos de saber a sua opinião. Concorda com o que foi dito? Qual a engine que você utiliza? Conte para nós através dos comentários!
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