Planejar é o primeiro passo para transformar sua ideia em um jogo de sucesso.
E um bom planejamento ajuda você a economizar tempo, evitar frustrações e maximizar suas chances de lançar um bom jogo.
E aqui, vamos te mostrar os passos fundamentais de como Planejar Corretamente seu jogo, desde a concepção da ideia até a criação do GDD.
Planejar Corretamente: Estilo e Público Alvo!
Antes de iniciar qualquer projeto, é essencial responder às perguntas básicas:
Qual é o estilo do meu jogo? Ou seja, você precisa decidir se será um jogo de plataforma 2D, roguelike, RPG, etc.
E depois responda: quem é o público-alvo? Para determinar a faixa etária, preferências de jogabilidade e dispositivos que será lançado.
Por fim, o que torna me jogo único? Pois, você precisa encontrar o diferencial que fará o público se interessar pelo seu jogo.
Encontrar as respostas para essas perguntas te ajudará e obter informações cruciais para alinhar expectativas e planejar corretamente!
E direcionar todo o desenvolvimento do seu jogo, principalmente para atender ao público alvo correto.
Planejar Corretamente: Pesquisa de Mercado
Entender o mercado é fundamental para posicionar seu jogo de forma competitiva.
E então pesquise tendências, veja quais gêneros estão em alta, e quais mecânicas estão engajando os jogadores atualmente.
E analise também a concorrência, estudando jogos similares ao seu.
Pois, você precisa entender o que eles fizeram bem e quais falhas cometeram que você deve evitar.
E valide sua ideia participando de comunidades de desenvolvedores e jogadores para receber feedback inicial.
Brainstorm e Conceito Inicial
Com todas essas informações, agora se reúna com sua equipe, ou trabalhar sozinho, e comece a criar.
E primeiro liste ideias sem censura, pensando em mecânicas, histórias, estilos visuais e sonoros.
E priorize viabilidade, escolhendo ideias que você pode executar com os recursos e habilidades disponíveis.
Crie o conceito central, definindo o coração do jogo, ou seja, o elemento que guiará todas as decisões de design.
Porém, durante o brainstorm, use ferramentas visuais como mapas mentais ou quadros kanban para organizar suas ideias.
Protótipo
Você agora poderá criar um protótipo com todas as suas ideias iniciam, para validar se o jogo será viável.
E um protótipo é uma versão inicial, onde é possível jogar as mecânicas principais da sua ideia.
E assim você saberá se o jogo tem de fato potencial, e se ele está divertindo as pessoas que testaram.
Mas lembre que um protótipo não deve ter artes complexas, elaboradas e mecânicas ultra polidas, é algo simples e rápido apenas para validação!
Estruture o Game Design Document (GDD)
O GDD é o documento que guia o desenvolvimento do seu jogo, reunindo todas as informações importantes.
E ao fim desse artigo poderá encontrar um link para saber tudo a respeito do GDD.
Mas nele você adicionará informações como: visão geral, mecânicas de jogo, história e narrativa, plataformas e controles, cronograma, etc.
E assim após fazer todo esse processo, e validar seu protótipo, e Planejar Corretamente você terá tudo que precisa para preencher seu GDD.
E finalmente poder por a mão na massa no desenvolvimento do seu jogo com mais segurança!
Planejar um jogo indie é uma etapa que exige pesquisa, criatividade e organização.
E seguir esses passos ajuda você a criar uma base sólida para o sucesso do seu projeto.
Se você quer aprender a desenvolver seu primeiro, conheça o curso Start Gamedev.
Pois, ele é ideal para iniciantes, ajudando a dar os primeiros passos por um preço super acessível.
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