A Steam revisou suas diretrizes para passes de temporada, estabelecendo novos padrões de transparência, compromissos e benefícios aos jogadores.
E essa atualização visa garantir que desenvolvedores entreguem os conteúdos prometidos.
E principalmente dentro de prazos definidos, proporcionando maior segurança aos usuários.
Passes de temporada Steam: o que mudou?
Passes de temporada são pacotes que oferecem conteúdos adicionais também chamados DLCs.
E que já lançados ou serão futuros, por um preço único, a novidade é que os desenvolvedores agora precisam especificar:
- Detalhes do conteúdo incluso: devem listar todos os itens, mesmo que de forma geral, como “novas armas” ou “expansão de mapa”.
- Cronograma de lançamento: É obrigatório informar uma data estimada, exibida como mês, trimestre ou estação do ano.
E podendo adiar apenas uma vez o lançamento, com um atraso de no máximo 3 meses, caso contrário deverá entrar em contato com a Valve. - Disponibilidade inicial: pelo menos um conteúdo adicional deve estar disponível no momento da compra, exceto em pré-vendas de edições “De Luxo”.
Essa abordagem busca limitar atrasos e lacunas de informações, evitando frustrações do público.
Steam: Impactos no desenvolvimento
A Steam deixa claro que o atraso ou cancelamento de conteúdos terá consequências.
E os desenvolvedores podem ajustar as datas uma vez, com um prazo de até três meses adicionais.
Pois, caso ultrapassem esse período ou não cumpram as promessas, a Valve pode reembolsar usuários.
E encerrar as vendas do passe de temporada e até penalizar o desenvolvedor.
Além disso, incluir um passe de temporada em edições premium exige planejamento cuidadoso.
Afinal, todos os DLCs futuros devem ser vinculados ao pacote para evitar problemas de acesso.
Benefícios para usuários e desenvolvedores
A Valve também sugere que passes de temporada sejam vendidos apenas por parceiros com histórico confiável.
E evitando assim que desenvolvedores inexperientes assumam compromissos arriscados.
Por outro lado, usuários são incentivados a comprar passes quando há benefícios claros, como descontos ou exclusividades.
Essa atualização demonstra um esforço para equilibrar a liberdade criativa dos desenvolvedores.
Mas mantendo sobretudo a proteção dos jogadores, reforçando a reputação da Steam como uma plataforma confiável e transparente.
Em resumo, certamente essas alterações decorrem da quantidade massiva de jogos cancelados, adiados, e conteúdos não entregues nos últimos anos.
Grandes estúdios triple A fechando servidores de jogos, como a Ubisoft fez com The Crew, por exemplo.
Deixando os jogadores que pagaram pelo produto sem poder acessar o seu conteúdo.
E nós desenvolvedores indies, precisamos planejar muito bem os lançamentos das expansões que pretendemos lançar em nossos jogos.
E evitar punições mais severas da Valve.
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