Recriar Jogos Simples é uma excelente maneira de aprender as bases e praticar suas habilidades, se você é iniciante.
Pois, muitos jogos populares possuem mecânicas acessíveis que podem ser replicadas com facilidade.
E abaixo listamos cinco jogos fáceis de desenvolver, para quem está dando os primeiros passos no gamedev.
Jogos Simples: Flappy Bird
Flappy Bird é um ótimo ponto de partida para aprender sobre física 2D, principalmente o conceito de gravidade.
Pois, o jogador controla um pássaro que precisa passar por obstáculos clicando ou tocando na tela.
E isso pode ser implementado com comandos simples de input.
Mas, além disso, você aprenderá a gerar obstáculos de forma procedural e criar um sistema básico de pontuação.
Jogos Simples: Pong
Recriar o clássico Pong é perfeito para entender os fundamentos da movimentação de objetos e colisões.
E nesse jogo de tênis de mesa digital, você desenvolverá as interações entre as raquetes e a bola.
E além de aprender a programar a física de ricochete dentro da sua Gme Engine escolhida.
Porém, é um projeto simples, e que oferece uma base sólida sobre detecção de colisão.
E lógica de placar, essenciais para muitos outros tipos de jogos.
Dino Game do Navegador
O jogo do dinossauro do Chrome é um endless runner, onde o personagem corre automaticamente.
E o jogador controla os saltos para desviar de obstáculos.
E ao recriar esse jogo, você trabalhará com mecânicas como movimentação automática, geração procedural de obstáculos.
Mas também física para pular e detectar colisões, aprendendo também a implementar um sistema de pontuação baseado no tempo de sobrevivência.
Asteroids
Em Asteroids, o jogador controla uma nave que dispara contra asteroides que aparecem aleatoriamente na tela.
E ao recriar esse jogo, você aprenderá sobre movimentação e rotação de objetos, colisões com múltiplos inimigos.
E o sistema de destruição dos asteroides, que se dividem em pedaços menores.
Porém, este é um projeto excelente para dominar as interações entre objetos 2D e a criação de inimigos com comportamento simples.
Doodle Jump
Doodle Jump é um jogo de plataforma vertical onde o personagem pula automaticamente.
E o jogador apenas controla a movimentação lateral, nesse projeto, você trabalhará com física 2D para pular e cair.
E além de implementar a geração infinita de plataformas conforme o personagem sobe.
Sendo assim, esse jogo é ideal para aprender sobre geração procedural, colisões e pontuação progressiva, por exemplo.
Recriar jogos simples como esses é uma excelente maneira de dominar os fundamentos do desenvolvimento na Unity.
E cada um deles oferece lições valiosas sobre física, colisão, movimentação e muito mais.
E apesar de simples, fornecem as bases necessárias para projetos mais complexos no futuro.
Porém, você pode dar o próximo passo e ir além com o Curso Start Gamedev, que te ensina saindo do zero.
E nele você criará sistema de crafting de suprimentos, sistema de batalha com inimigos, sistema de diálogos, e muito mais.
Por um preço extremamente baixo, contando com suporte para te ajudar nas suas dúvidas, e aceso a uma comunidade gigantesca.
Seja o primeiro a comentar.