O Game Design de um jogo começa com uma ideia. É a partir de uma simples ideia que você começará a desenvolver seu projeto.
No entanto, ter ideias para jogos pode não ser uma tarefa fácil e vejo muitas pessoas justamente tendo dificuldade nesta questão.
Neste artigo, eu gostaria de te revelar 4 métodos para gerar ideias para jogos que te fará colocar os neurônios para funcionar. Bora ver?
Saia da sua rotina
O método mais básico e comum consiste em simplesmente pensar em uma ideia. Você só precisar ter essa tal grande ideia e qualquer um pode fazer.
No entanto, talvez não seja tão simples assim fazer isso. Imagine que neste exato momento você se esforce para ter uma ideia e só saia do local de onde está quando essa ideia tiver finalmente consolidada.
As chances de você passar horas e horas parado e pensando são grandes e no final ainda nem conseguirá pensar em nada de concreto. Mas por que isso acontece?
Isso pode acontecer por você estar muito focado em tarefas rotineiras, o que dificulta a sua mente a pensar em algo de novo.
Algumas pesquisas já mostraram que quaisquer mudanças em sua rotina afetará positivamente a geração de ideias.
Pessoas curiosas que estão sempre aprendendo algo novo podem gerar ideias melhores. Portanto, para um bom game designer, está em constante estudo e contato com coisas novas são de vital importância.
Brainstorming
É o método mais comum, também conhecido como “Tempestade de ideias”. Tudo o que você precisa para usar essa técnica é ter um grupo de pessoas reunidas em um local adequado.
Essas pessoas anotarão várias ideias e através de várias discussões, será possível sair do processo com uma grande ideia consolidada.
Para ficar ainda melhor, é necessário que o grupo de pessoas participantes do brainstorming seja o mais diversificado o possível. Além disso, caso o brainstorming seja realizado com a equipe que trabalhará no game, isso fortalecerá o trabalho coletivo da equipe e aumentará a motivação da galera.
PS: Se você quiser que eu escreva uma artigo ensinando as melhores técnicas de brainstorming para games, deixe nos comentários abaixo!
Use Restrições
Quando você sabe que quer desenvolver algo, o próximo passo é realmente construir. No entanto, existem tantas possibilidades e opções que acaba tornando difícil a tarefa de escolher uma ideia específica.
Por conta disso, muitas pessoas acabam mudando de ideia várias vezes até acabarem sem fazer nada no fim das contas.
Uma técnica realmente poderosa para evitar este tipo de coisa é usar restrições. Impondo restrições, você estará se livrando de muitas ideias e ter menos opções significa que é mais fácil escolher uma.
Então, em vez de se concentrar na sua ideia em si, tente escolher as restrições que achar interessantes.
Aqui estão alguns exemplos de restrições que você pode usar:
- Cada jogo deve ser feito em menos de 7 dias
- Cada jogo usará gráficos retrô – como pixel art, por exemplo – que você mesmo irá desenhar
- Cada jogo seguirá um tema específico a ser definido com antecedência
Algumas pessoas podem achar que essas restrições poderão dificultar o seu trabalho, mas na verdade é o oposto.
Começar imediatamente
Você tem uma vaga ideia do que quer desenvolver mas ainda não é nada de concreto. Então talvez você deva trabalhar melhor essa ideia, talvez fazer mais brainstormings para descobrir a ideia perfeita?
Bem, há um problema: você provavelmente não encontrará a ideia perfeita do nada. Em vez de se concentrar em ficar melhorando sua ideia o tempo todo, comece a construí-la imediatamente!
Faça algo realmente simples, começando pelo protótipo. Você pode simplesmente começar a codificar elementos mais básicos do seu jogo:
- Criar as movimentações de um personagem
- Criar uma tela de carregamento (loading) ou menus
- Criar a mecânica do Game Over ou passar de fase…
As possibilidades são infinitas!
Conclusão
Com o uso de alguma destas técnicas, encontrar ideias não passará a ser tão difícil assim. Ainda vai exigir que você use muito a sua imaginação e trabalhe nisso, mas no final das contas, estará trabalhando em algo que você gosta.
Eu escrevi alguns outros artigos que também podem te ajudar, tais como criar um protótipo em menos de uma semana e o modelo de GDD de uma página.
Seja o primeiro a comentar.