Ao criarmos os nossos jogos, um dos passos mais importantes é montar todo o seu Level Design.
E em pequena equipes muitas vezes esse papel fica para o programador da equipe que meche diretamente na Engine.
Mas existe uma ferramenta muito bacana que permite qualquer membro da equipe criar o Level do seu jogo.
Conheça o Sprite Fusion
O Sprite Fusion é uma ferramenta gratuita que permite montar cenários de jogos de forma intuitiva.
E o mais bacana é que ela é de graça e funciona diretamente no seu navegador, o que facilita ainda mais.
E esse editor permite que você arraste arquivos png que contenham os tiles que irão compor o cenário do seu jogo.
Mas, possibilita que você edite todo o level do seu jogo de forma prática, definindo definido até mesmo colisões.
E no Fim exporte a cena criada prontinha para ser adicionada em sua Game Engine.
Essa ferramenta é muito bacana, pois, possibilita artistas ou outros membros da equipe criarem o level do jogo.
Bastando apenas que o programador adicione o level na Engine, pois, ela já será exportada configurada.
Layout Do Sprite Fusion
Para acessar a ferramenta basta CLICAR AQUI, e você será redirecionada para o site.
E em seguida clicar em Ir para o editor, onde será aberta uma janela muito parecida com um programa.
E aqui você encontrará 3 janelas, onde na primeira poderemos importar os nossos Tiles clicando em importar blocos.
Buscando os arquivos PNG que contem os tiles do seu jogo em seu computador, por exemplo.
Mas também é possível importar apenas arrastando o arquivo png sobre a janela da ferramenta no navegador.
E a janela abaixo é responsável pelas Layers, que são as camadas da sua cena, como o background, chão, fundo, etc.
E aqui você também poderá setar qual camada fica a frente e, qual delas que terão colisão dentro da Engine.
Por fim a maior Janela é onde você poderá construir todo o level do seu jogo, pintando os tiles.
E após importar os arquivos é bem simples basta selecionar o tile desejado clicando nele, e pintando na janela maior.
Camada automática e Exportação
Além da forma manual, você ainda pode criar uma camada automática, que pintará automaticamente por você.
E pra isso você precisará criar uma camada automática, e clicar no ícone do raio para configurar as regras.
E dessa forma você diz para a ferramenta a posição exata de todos os blocos do seu tilemap.
Pois, assim que configurar, basta pintar os tiles que automaticamente ele ira colocar as bodas e quinas do seu level.
Por fim, após finalizar toda a criação do seu level, basta exportar seu trabalho selecionando qual a Engine desejada.
Após o arquivo ser gerado você só precisa levar esse pacote criado para a Unity, por exemplo.
E o level do seu jogo já será importando com todas as camadas criadas e as suas colisões.
Certamente essa ferramenta pode ser útil em diversos momentos, principalmente para pequenas equipes.
E pode facilitar demais o processo de criação do level do seu jogo possibilitando que outros membros da equipe façam esse trabalho.
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