Pilares da Programação… Você já ouviu ese termo antes ou conheça quais são esses pilares?
Na programação de jogos, existem três conceitos fundamentais que formam a base da programação orientada a objetos.
E esses pilares são: herança, polimorfismo e encapsulamento, e são cruciais para a construção de sistemas robustos.
E eles não apenas facilitam o desenvolvimento, mas também permitem a criação de jogos mais complexos e dinâmicos.
Quais são os Pilares base da Programação?
Na programação de jogos, herança, polimorfismo e encapsulamento são considerados a base de toda programação.
E esses conceitos são essenciais e ajudam a estruturar o código de forma eficiente e de certa forma mais modular.
Pois, eles permitem que os desenvolvedores criem hierarquias de classes que representam diferentes elementos do jogo.
E promovem a flexibilidade no comportamento dos objetos, garantindo a integridade dos dados.
E com esses conceitos, é possível construir jogos que são fáceis de expandir, modificar e manter ao longo do tempo.
Principalmente considerando que um jogo após lançado, tem muitas chances de receber atualizações futuras.
Herança
A herança permite que uma classe (subclasse) derive características e comportamentos de outra classe (superclasse).
E em jogos, isso é extremamente útil para criar hierarquias de objetos.
Por exemplo, um jogo pode ter uma classe base chamada ‘Personagem’, da qual derivam subclasses como ‘Guerreiro’, ‘Mago’ e ‘Arqueiro’.
E essas subclasses herdam atributos e métodos da classe ‘Personagem’, como vida, velocidade e força.
Mas também podem ter suas próprias características únicas, como um ataque de fogo e outro de gelo.
E isso promove a reutilização de código e facilita a adição de novos tipos de personagens no futuro.
Pois, os atributos base em comum dos personagens podem ser facilmente reutilizados.
Mas, podendo ser facilmente personalizados com comportamentos únicos como ataques diferentes.
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Polimorfismo
O polimorfismo permite que objetos de diferentes classes sejam tratados como objetos de uma classe comum.
E no desenvolvimento de jogos, isso é especialmente útil para criar sistemas de interação entre objetos diversos.
Por exemplo, um método ‘atacar’ pode ser definido na classe ‘Personagem’.
E todas as subclasses (‘Guerreiro’, ‘Mago’, ‘Arqueiro’) podem ter sua própria implementação desse método.
E assim, quando um personagem ataca, o jogo invoca o método apropriado sem precisar saber a classe específica do personagem.
Tornando o código mais flexível e extensível, com cada personagem executando funções únicas de ataque, por exemplo.
E o polimorfismo é extremamente útil, ainda mais quando usado em conjunto com a Herança.
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Encapsulamento
O encapsulamento é o conceito de esconder os detalhes internos de um objeto e expor apenas o que é necessário.
E isso ao nível de codificação, ou seja, você tem um controle dos atributos que pode ou não serem acessados de outras classes.
E em jogos, isso ajuda a proteger os dados e a garantir que os objetos sejam usados de maneira correta.
Por exemplo, o objeto ‘Personagem’ pode ter atributos privados como ‘vida’ e ‘força’.
Mas que são acessíveis apenas através de métodos públicos como ‘GetHealth’ e ‘GetForce’.
E isso impede que outras classes de objetos modifiquem diretamente esses atributos.
E preservando assim, a integridade do estado do personagem e facilitando a manutenção e depuração do código.
Ou seja, você impede que outros programadores tenham acesso fácil ao core central do funcionamento do seu código.
Mas, que ainda assim eles possam interagir com os atributos que sejam de interesse comum.
Por exemplo, aumentar ou reduzir a vida de um personagem, sem necessariamente alterar a variável base “vida” do sistema.
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Em resumo, herança, polimorfismo e encapsulamento são pilares essenciais na programação de jogos.
Pois, eles permitem criar sistemas organizados, flexíveis e seguros, facilitando a reutilização de código.
E esses conceitos são fundamentais para qualquer desenvolvedor que deseja criar jogos de maneira eficiente e estruturada.
Mas você pode aprender hoje mesmo como trabalhar usando esses conceitos, e respeitando as melhores práticas.
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