Unity é uma game Engine extremamente versátil, e que dá suporte a inúmeras abordagens de trabalho.
E uma das maiores dúvidas dos iniciantes é com relação à quantidade de cenas dentro de um projeto.
Devemos criar nossos jogos em uma única cena ou dividir em diversas cenas? Qual é a forma correta?
Planeje seu jogo para a Unity
A escolha entre criar um jogo em uma única cena ou distribuí-lo em múltiplas cenas é uma das primeiras grandes decisões.
E ambas as abordagens têm suas vantagens e desvantagens, se tornando mais viável a depender da situação.
E a decisão final deve considerar fatores como performance, organização do projeto, complexidade de desenvolvimento, etc.
Por exemplo, jogos 3D tendem a ser mais pesados, e criar um jogo 3D em uma única cena torna-se praticamente inviável.
Pois, caso não seja um jogo simples, carregar uma única cena contendo todo o jogo acarretaria problemas de performance.
Por isso é importante antes de tudo fazer um planejamento do seu jogo, e definir seu escopo e complexidade.
Unity: Cena Única
Em uma única cena, o gerenciamento de estado do jogo é mais direto.
E não há necessidade de persistir dados como saves e referências, entre mudanças de cenas.
E isso simplifica o desenvolvimento do jogo, dispensando sistemas de persistência de dados mais avançados.
Mas, também com uma cena única, não há necessidade de carregar e descarregar cenas.
E assim eliminando tempos de carregamento perceptíveis durante a transição de uma parte do jogo para outra.
Porém, os pontos negativos são que uma cena única pode se tornar sobrecarregada com ativos e lógica de jogo.
E o que pode levar a problemas de performance, especialmente em dispositivos com recursos limitados.
E com o crescimento do projeto, a cena única pode se tornar difícil de gerenciar.
Pois, a organização hierárquica de GameObjects se torna confusa, aumentando o risco de erros e dificultando a depuração.
E a colaboração entre vários desenvolvedores pode ser desafiadora, uma vez que todos trabalham na mesma cena.
E projetos de grande escala podem se beneficiar mais de uma estrutura modular.
Pois, a abordagem de uma cena única pode limitar a escalabilidade do jogo, tornando difícil adicionar novos níveis.
Ou funcionalidades sem causar impactos significativos na performance, e na organização do projeto.
Resumindo, jogos de uma cena funciona melhor para projetos de escopo simples, e jogos mais leves e minimalistas.
Unity: Múltiplas Cenas
Distribuir o jogo em múltiplas cenas permite que os recursos sejam carregados e descarregados conforme necessário.
E isso pode melhorar a performance geral do jogo e reduzir o uso de memória Ram excessiva.
Ou seja, cenas separadas para menus, níveis, cutscenes, criam uma estrutura modular.
E que facilita a manutenção e a expansão do projeto, além de melhorar a gestão e o trabalho em equipe.
Além disso, as cenas podem ser reutilizadas para diferentes partes do jogo.
E assim economizar tempo e recursos de desenvolvimento.
Por exemplo, uma cena de menu pode ser reutilizada em vários pontos do jogo.
Desvantagens
Trabalhar com várias cenas, exige um pouco mais de experiência para lidar com alguns sistemas.
Como persistir os dados de progresso do jogador, inventário e configurações que precisam ser transferidos entre cenas.
Sendo necessário, por exemplo, soluções como o PlayerPrefs, ScriptableObjects ou sistemas personalizados.
E a transição entre cenas pode resultar em tempos de carregamento visíveis, afetando a experiência do usuário.
E garantir que todas as cenas tenham acesso aos dados e recursos necessários no momento certo pode ser desafiador.
No fim, a escolha entre usar uma única cena ou múltiplas cenas na Unity depende das necessidades específicas do projeto.
Pois, para jogos pequenos, uma cena única pode oferecer uma abordagem simplificada e eficiente.
Mas, para projetos maiores, utilizar múltiplas cenas é geralmente a melhor abordagem.
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