4 Keys 2 Fun é o nome dado a um dos diversos frameworks que nos ajudam a criar jogos únicos.
E Frameworks são metodologias, que podemos aplicar ao longo do processo de criação dos nossos jogos!
E neste artigo abordaremos como o 4 Keys 2 Fun, pode nos ajudar a criar jogos únicos que se destacam dos demais.
O que é 4 Keys 2 Fun?
Este framework nos mostra as 4 chaves necessárias para alcançar a diversão em nossos jogos.
E com estes elementos, conseguiremos fazer o jogador se conectar verdadeiramente com o nosso jogo.
E esse método foi desenvolvido pela Nicole Lazzaro, que é uma renomada Game designer e CEO da XEODesign.
Atuando, por exemplo, em jogos como Star Wars Unleashed, the sims, Tilt, etc.
E ao longo de todos os seus anos de trabalho e experiências na área, ela percebeu 4 grandes pilares.
Ou seja, existem 4 grandes elementos em jogos que continuem significativamente para a diversão dos jogos em si.
E através desses 4 grandes pilares, conseguimos melhorar e entregar a melhor experiência possível ao jogador.
4 Keys 2 Fun: Hard Fun
Este primeiro grande pilar está muito relacionado a conseguirmos ascender o fogo no jogador.
Ou seja, despertar nele aquela sede de conquista e de superar os desafios, para alcançar um objetivo maior.
E para isso precisamos trabalhar elementos como objetivos, limitações e estratégias dentro de nossos jogos.
Você pode pensar e elaborar todo o design do seu jogo em cima desses conceitos, por exemplo.
E assim dando objetivos para o jogador, mas impondo desafios a serem superados.
E que serão as limitações dele, forçando com que o jogador aprenda a usar todos os recursos a sua disposição.
Mas, com o propósito de criar estratégias que o permita completar esse objetivo.
E esse elemento consegue aumentar ainda mais a satisfação do jogador dentro do jogo.
Jogos no estilo Souls, por exemplo, são conhecidos por serem extremamente difíceis.
E por fazerem o jogador lidar com peso de armadura, tipo de equipamento, precisão nos controles e ataques.
Mas,isso faz o jogador se sentir extremamente satisfeito em superar cada novo inimigo desafiador em seu caminho.
4 Keys 2 Fun: Easy Fun
Como o nome sugere, esse pilar foca em um elemento de gameplay mais tranquila.
Ou seja, que não exigem do jogador a pressão de se desafiar insanamente, ou se colocar em situações difíceis.
E para você criar jogos considerando o Easy Fun, você precisa focar mais em elementos relaxantes.
Por exemplo, jogos de exploração, premiam o jogador por caminhar, e descobrir um novo ambiente, novos segredos.
E também existem os jogos relaxantes, que não exigem do jogador, precisão e domínio de controles.
Por exemplo, jogos minimalistas, quebra-cabeças, de construção, exploração, etc.
Serious Fun
Este terceiro pilar, foca em jogos mais sérios, com propósitos mais objetivos, indo além do simples passa tempo.
E jogos criados em cima deste pilar, foca em desenvolver e trabalhar habilidades reais do próprio jogador.
Por exemplo, trabalhar o raciocínio lógico, jogos como o xadrez vão além de apenas um jogo estratégico em si.
Mas, é considerado um jogo extremamente útil para se trabalhar a mente, a inteligência e a concentração.
Porém, também podemos encontrar esse Pilar aplicado em jogos educacionais, que gameficam estudos reais.
Por exemplo, jogos que te ensinam outro idioma, ou a lidar com IPIs de segurança de algum trabalho específico.
People Fun
Esse pilar se baseia na diversão da galera, o prazer de poder jogar e se divertir com os amigos.
E esse tipo de diversão é muito poderoso, e justifica o tremendo sucesso de jogos multiplayer.
E até jogos competitivos que te colocam para realizar um trabalho em equipe com seus amigos.
Por isso que jogos como Counter Strike seguem vivos mesmo depois de anos da sua criação.
E até jogos mais recentes como Amoung Us, trabalham elementos de diversão com a galera.
Resumindo, dividir momentos com os amigos geram um prazer inerente do próprio ser humano.
Estes são os 4 principais pilares desse framework, e você pode usar esses pilares para basear e guiar a criação dos seus jogo.
E até mesmo combinar pilares diferentes, para trazer elementos únicos para seus jogos.
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