Criar conteúdo sobre nossos jogos desde o começo de desenvolvimento é sem dúvidas um grande acerto.
Mas, muitos desenvolvedores ignoram os benefícios que esse tipo de prática traz para seu próprio jogo.
E nesse artigo vamos te ajudar a entender como que não mostrar seus jogos, é o seu pior erro!
Criar conteúdo para alavancar algoritmos
A maior preocupação de um desenvolvedor indie é fazer seu jogo ser visto, e alcançar o maior público possível.
Porém, é um grande erro acreditar que você deve se preocupar com isso somente após seu jogo lançar.
Pois, o lançamento a data mais importante da vida do seu jogo, e a maior oportunidade que ele terá de ser visto.
E isso ocorre por que na Steam, existe um algoritmo focado unicamente em entregar seu jogo par o público certo.
Porém, se as pessoas não demonstrarem interesse em seu jogo, esse algoritmo para de divulgar seu jogo.
Mas, se muitas pessoas comprarem, jogarem e deixarem reviews positivas no jogo, ele será massivamente divulgado.
E sabendo disso, é muito mais fácil fazer o algoritmo trabalhar por você, quando se tem uma comunidade engajada.
E que logo nos primeiros dias do lançamento do seu jogo, deixarão reviews honestas sobre suas experiências.
Ter esse tipo de comunidade ativa pode fazer qualquer jogo receber ainda mais vendas na Steam.
Comunidade ativa
Construir uma comunidade ativa, e de forma orgânica é um processo que se leva anos.
E você precisa começar hoje mesmo, independente se o seu jogo é apenas uma ideia no papel.
Pois, quanto mais as pessoas acompanharem o processo de desenvolvimento, e observarem a evolução gradual dele.
Muito mais ligados a esse projeto, essas pessoas se tornarão, e até mesmo te ajudará dando ideias e feedbacks.
E atualmente existem inúmeras maneiras de você compartilhar conteúdos dos seus jogos de forma orgânica.
Por exemplo, criando vídeos e lives para o youtube, instagram, tik tok, e usando o mesmo conteúdo em todas estas redes.
E assim otimizar e aproveitar seu trabalho, mas para jogos em específico o Discord é indispensável.
Pois, é através dele que todos os grandes jogos montam suas comunidades.
Público prévio para outros lançamentos
Outra grande vantagem é que após conseguir uma comunidade base que seja ativa é a divulgação orgânica.
Pois, se você realmente criar um jogo que seja muito divertido, sua própria comunidade ira divulga-lo.
E essa divulgação orgânica é muito poderosa, afinal imagine o poder de 200 pessoas, recomendando seus jogos.
E que depois se transformarão em 400, e depois quase mil, e resumindo isso pode se tornar uma bola de neve.
Mas, principalmente serão pessoas que estarão sempre dispostas a comprar outros jogos seus.
E com o tempo você terá um público fiel gigantesco que sempre compra seus jogos novos.
Resumindo, divulgar seus trabalhos além de te trazer mais autoridade, ainda te ajuda a construir uma boa comunidade.
Comunidade está que será a base para o bom funcionamento da sua empresa.
Porém, a péssima notícia é que para isso você precisa aprender a criar conteúdo, fazer posts, editar vídeos de qualidade, etc.
Mas a boa notícia é que podemos te ajudar nessa missão através do curso DevTuber.
Que foi idealizado especialmente para te ensinar do zero edição de vídeos e produção de conteúdo.
E ajudar você desenvolvedor a construir sua comunidade de maneira orgânica.
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