Uma dúvida bastante comum quando iniciamos no universo de desenvolvimento de jogos é sobre como podemos criar músicas para os nossos jogos.
Se você está iniciando ou mesmo já cria seus games, certamente em algum momento já parou para pensar nesse assunto, certo? E como podemos fazer para resolver isso?
Criar suas músicas sozinho não é tão difícil
Caso você tenha domínio na área musical, certamente com o período atual em que vivemos, você seja capaz de criar suas próprias músicas para seus games. Isso porque a tecnologia tornou esse processo muito mais fácil do que antigamente. Hoje, para se ter uma ideia, é possível montar um home studio musical em sua casa gastando pouquíssimo dinheiro.
Existem diversos softwares de edição e produção de áudio no mercado, a variedade é realmente grande. Um dos mais utilizados é o FL Studio.
E você ainda tem a possibilidade de se aprimorar e aprender a criar áudios e efeitos sonoros, através de bons cursos ofertados pela internet.
Como por exemplo, o Game Sounds, que é um curso pensado justamente para ajudar o desenvolvedor indie a conseguir criar os próprios efeitos musicais para seus jogos.
E até mesmo se inserir nessa área de trabalho, caso tenha interesse clique na imagem ao lado para mais informações a respeito.
E também, você também pode seguir essas boas dicas abaixo.
Você também pode comprar
Agora, caso você não tenha um dom musical, a coisa é diferente.
Nesse caso, você terá que comprar “pacotes” musicais separadamente para seus games. Existem diversos sites que vendem áudios para jogos e você poderá encontrar de tudo! Desde efeitos sonoros (SFX) até a trilhas musicais completas (BGM). Sites como o audiojungle são os mais utilizados para encontrar esses arquivos.
Uma outra opção que você tem, é de encontrar um músico profissional – ou amador – para criar suas trilhas. Em grupos de desenvolvimento de jogos é possível encontrar alguns. Se esse for o caso, você pode pagar para ele criar suas trilhas, ou simplesmente realizar uma parceria para não gerar custos.
Independentemente de sua escolha, a trilha sonora para jogos não pode ser desconsiderada. Existem milhares de jogos que são marcantes por conta de suas músicas ou efeitos sonoros, inclusive jogos independentes, como foi o caso do Ori in the Blind Forest, por exemplo, que emocionou o mundo com sua trilha suave e épica.
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.