MDA é um Framework extremamente útil para ajudar os diversos Game Designers a analisar e elaborar jogos.
Pois, através dele é possível não só extrair o core loop central de jogabilidade de outros jogos.
Mas utilizar essas analises adquiridas para aplicar em seus jogos, trazendo melhorias significativas em seu game.
MDA : Mecânicas, dinâmicas e estética
Criado por Robin Hunicke, Marc LeBlanc e Robert Zubek, o MDA se tornou muito conhecido e utilizado.
Pois, através dele podemos analisar o Game Design aplicado em outros jogos e dividi-los em 3 categorias.
E que servirão para entendermos melhor como o jogo funciona, essas categorias são: mecânicas, dinâmicas e estética.
Pois, quando você entende a estética e a resposta emocional gerada no jogador, é possível analisar a Dinâmica de gameplay.
E por fim com essas informações, entenderem melhor o funcionamento das mecânicas e suas utilidades, na prática.
Mas, logicamente que não precisa ser necessariamente nessa ordem para funcionar.
Pois, o ponto principal aqui é entender como esses 3 pilares se conectam e se complementam.
E possibilitam que se você entender um deles profundamente os outros 2 serão mais facilmente desvendados.
MDA: Mecânicas
É o conjunto de ações e eventos que ocorrem no jogo, como movimentação, coleta de itens, combate, etc.
E as mecânicas são a base do jogo, pois, definem como os jogadores interagem com o mundo do jogo.
E quais desafios, e objetivos eles enfrentarão, uma boa mecânica pode tornar o jogo divertido e único.
Enquanto mecânicas mal projetadas podem frustrar ou confundir os jogadores, por exemplo.
As mecânicas são importantes porque elas definem as regras e sistemas básicos que orientam os jogadores.
E ao focar inicialmente nas mecânicas, os desenvolvedores podem garantir que o jogo tenha uma jogabilidade sólida e desafiadora.
E isso é essencial para atrair e manter a atenção dos jogadores.
Pois, uma vez estabelecidas as mecânicas, as dinâmicas e estéticas podem ser refinadas.
Para complementar dessa forma e enriquecer a experiência de jogo como um todo.
MDA: Dinâmicas
Enquanto as mecânicas fornecem as regras e sistemas básicos, são as dinâmicas que dão vida ao jogo.
E assim criam desafios, recompensas e momentos emocionantes que mantêm os jogadores motivados.
Ou seja, a dinâmica surge como consequências das regras do jogo e do que o jogador pode ou não fazer.
E ao focar nas dinâmicas, os desenvolvedores podem garantir que o jogo tenha uma progressão interessante.
E com desafios bem equilibrados, uma experiência de jogo que seja tanto desafiadora quanto gratificante.
Isso é essencial para criar um jogo que seja não apenas divertido de jogar, por exemplo.
Mas também memorável e impactante para os jogadores, sendo as dinâmicas responsáveis por imergir o jogador.
Estética
Ela está ligada às emoções, sentimentos e experiências sensoriais que o jogo evoca nos jogadores.
E até a atmosfera, o tom, o “sentimento” do jogo que determina como os jogadores se sentem enquanto jogam.
A estética é fundamental para criar uma sensação de imersão no jogo, transportando os jogadores para o mundo virtual.
E fazendo com que se sintam parte da história e do ambiente do jogo.
E define também, o ambiente e a atmosfera do jogo, seja ele sombrio e misterioso, vibrante e colorido, etc.
Mas, ela também contribui para a narrativa e o tema do jogo, ajudando a contar a história e a estabelecer o estilo da narrativa.
Englobando o design visual (gráficos, arte, animações) e o design sonoro (música, efeitos sonoros, voz).
Pois, são elementos cruciais para criar a atmosfera e os sentimentos desejados no jogo.
Ou seja, a estética é vital para conectar emocionalmente os jogadores ao jogo.
E influência como eles se sentem e reagem às mecânicas e dinâmicas do jogo.
O MDA ajuda a equilibrar os aspectos técnicos, emocionais e estéticos do jogo, garantindo que ele seja não apenas funcional e desafiador.
Mas também emocionalmente envolvente e esteticamente atraente, servindo como um guia para criar jogos.
E através desse Framework conseguimos analisar e extrair aspectos importantes de outros jogos.
E aplicar e desenvolver os nossos jogos com muito mais chances de divertir e cativar os jogadores.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? Descobrir o perfil de um jogador? Criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
Você aprende isso e muito mais no curso Game Design Experience!
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