Pesquisa de mercado é considerada uma prática adotada por todos os desenvolvedores profissionais.
E isso se deve ao fato de apenas profissionais darem o devido valor a essa etapa do desenvolvimento.
Mas por que você deveria aprender urgentemente a fazer uma pesquisa de mercado antes de desenvolver seus jogos?
O famoso Tiro no pé
O mais comum de se acontecer é o desenvolvedor iniciante ter uma ideia, e já sair logo criando o jogo.
E isso muitas vezes sem planejar, sem fazer um GDD e muito menos uma pesquisa de mercado.
E em poucos meses aparecem os primeiros problemas, o desenvolvedor se frustra, engaveta o projeto, correndo riso até de desistir.
Pois, desenvolver um jogo vai muito além de apenas dar luz a sua ideia, você precisa antes de tudo validar.
E para isso é necessário, uma pesquisa de mercado aliado ao planejamento de todo o seu jogo.
Venda para o público correto
Não é novidade algum que para desenvolver jogos são gastos muitos recursos incluindo tempo e dinheiro.
Mas, se você não sabe pra quem é o seu jogo, como poderá obter qualquer tipo de resultado positivo?
Por exemplo: se você tentar vender garrafas de água na porta de um shooping, suas vendas serão baixíssimas.
Mas se for vender em uma praia, pode ser que em meia hora você venda todas as suas garrafas.
Pois, você estará vendendo para quem tem sede na praia, e não para pessoas que querem passear no shopping.
Aqui entra a diferença que uma boa pesquisa de mercado pode fazer em seu jogo.
Vantagens de uma Pesquisa de mercado
Com a pesquisa de mercado podemos descobrir para quem o nosso jogo está sendo feito.
E sabendo o público alvo ficará muito mais fácil atender as expectativas deles com relação ao seu jogo.
Por isso é importante buscar por jogos semelhantes ao seu nas principais lojas como a Steam.
E principalmente avalie se o jogo vendeu bem, a média de preço que os seus concorrentes vendem.
E olhe todos os comentários que fazem sugestões ao jogo, tanto as boas quantos as análises ruins.
Pois, você poderá adicionar os acertos deles em seu jogo, e evitar os erros que cometeram também.
Entregando assim um jogo muito mais competitivo, e principalmente agradável para o público alvo.
E usando tudo isso ao seu favor, você terá muito mais chances de lançar um jogo de sucesso.
Mas existem ainda, desenvolvedores que buscam encontrar gêneros de jogos em alta com a pesquisa de mercado.
Pois, assim é mais fácil criar um jogo que tem um público aquecido esperando por mais jogos do tipo.
Nunca se esqueça de que um jogo é um produto, e ele precisa agradar ao público e não ao seu gosto.
E só é possível entender o que o público deseja consumir através de uma boa pesquisa de mercado.
Por mais que a sua ideia seja o jogo dos seus sonhos, busque sempre adapta-lá para o gosto da maioria do seu público alvo.
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