A teoria do “Problema e Resolução” é essencial para criar uma experiência única para os jogadores.
E essa abordagem envolve apresentar desafios ao jogador e fornecer as ferramentas necessárias para superá-los.
E assim incentivando a exploração do mundo do jogo e a progressão do personagem.
Problema e Resolução em jogos
Os jogadores são confrontados com uma série de desafios ao longo do jogo, que podem variar em complexidade e natureza.
E os desenvolvedores precisam apresentar problemas ao jogador, para que ele encontre a solução.
E após superar essa tarefa, ele receberá sua recompensa, se fracassar poderá ser punido e reiniciar a missão.
Em Hades, por exemplo, o objetivo inicial é subir os andares das dungeons.
E escapar de vez do submundo, ou seja, realizando essa tarefa, você finalizaria o game.
Porém, ao longo desse percurso o jogador encontra uma série de desafios e dificuldades que o impede de finalizar logo de cara o jogo.
E ele precisará resolver cada problema apresentado ao longo da gameplay.
Sendo recompensado por cada superação, e são estes problemas e soluções que ditam o desenrolar do game.
Nunca faça isso!
Você jamais deve entregar uma chave importante ao jogador primeiro.
E só depois apresentar a porta que ela abre, pois, assim não existirá desafio.
Apresente, por exemplo, a porta majestosa e brilhante ao jogador, e faça ele buscar a chave pelo jogo.
E pode ser através de missões, realizando tarefas ou quests secundárias.
Pois, esse contratempo da porta estar trancada, apresenta o problema.
E força o jogador a explorar o mundo do jogo atrás da solução, até eventualmente encontra-la.
Metroidvanias, por exemplo, são construídos totalmente em cima de apresentar o problema ao jogador.
Mas, a medida que ele explora o mundo, ele encontra o que precisa para avançar no jogo.
E dessa forma liberando novos mapas, que contém diferentes segredos.
E relíquias perdidas, que resolvem problemas apresentados anteriormente.
Evolução Gradual de Desafios:
Comece com problemas mais simples e intuitivos para familiarizar os jogadores com os conceitos básicos do jogo.
E conforme avançam, aumente gradualmente a complexidade dos desafios para manter o interesse e o engajamento.
E certifique-se de que os jogadores recebam feedbacks claros ao enfrentar um problema.
Seja através de pistas visuais, mensagens de texto ou feedback sonoros, por exemplo.
E isso os ajudará a entender o que está acontecendo e a encontrar soluções de forma mais eficaz.
Mas ofereça também uma variedade de problemas e obstáculos para manter a jogabilidade emocionante.
Por exemplo: puzzles de ambientes, desafios de combate, enigmas lógicos, combate com Boss, etc.
E ao superar um desafio, os jogadores devem sentir que foram recompensados de forma significativa.
E isso pode incluir itens úteis, habilidades novas ou simplesmente o acesso a áreas anteriormente inacessíveis.
Por fim, use os problemas apresentados ao jogador para conduzi-los de forma sutil para pontos de interesse específicos do jogo.
Como áreas-chave, personagens ou eventos importantes da história, por exemplo.
E, isso pode ser feito através de pistas visuais, diálogos de personagens ou eventos ambientais.
É importante sempre incentivar os jogadores a explorar o mundo do jogo em busca de soluções para os problemas apresentados.
Com o “Problema e Resolução”, os desenvolvedores podem criar uma experiência de jogo envolvente.
Tornando a gameplay do seu jogo ainda mais marcante para os jogadores.
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