Flow é um termo que se refere a um estado mental de completa imersão e envolvimento durante a jogabilidade.
E é quando um jogador está tão envolvido na experiência que perde a noção do tempo, se desligando do mundo real.
E fica totalmente focado no jogo, interessado no desenrolar do jogo ou dos acontecimentos futuros.
Flow: Desafio vs Habilidade
Esse estado é caracterizado por um equilíbrio entre desafio e habilidade.
E é onde, as habilidades do jogador são suficientes para enfrentar os desafios apresentados.
E isso é um reflexo de um bom balanceamento do jogo, desde o início até o fim.
Mas, com um bom balanceamento do Desafio apresentado ao jogador, conseguimos esse equilíbrio.
E esse equilibrio é que resulta no Flow, imergindo o jogador.
Pois, um dos principais desafios de todo desenvolvedor é fazer o jogador ficar o máximo possível imerso em nosso jogo.
E, isso prova que realmente ele está se divertindo com a gameplay.
E consequentemente esse jogador vai querer divulgar para outros jogadores.
Mas essa divulgação orgânica é extremamente vantajosa para o desenvolvedor.
E especialmente indie, que perceberá um grande aumento nas vendas do seu jogo.
Porém o Flow, depende de inúmeros fatores tralhando em conjunto para de fato prender o jogador, a começar pela Curva de aprendizado.
Pois, os jogos devem começar com, tutoriais de comando, desafios mais simples.
E ir aumentando gradualmente a dificuldade à medida que o jogador adquire mais habilidades e experiência.
E Isso permite que o jogador se sinta habilidoso desde o início, mantendo o interesse ao longo do tempo, conforme desafios complexos aparecem.
Equilíbrio entre habilidade e desafio
É importante garantir que os desafios apresentados aos jogadores estejam alinhados com o momento em que ele se encontra no jogo.
Pois se os inimigos e perigos forem muito fáceis, os jogadores podem se entediar, e sentir que o jogo não tem progressão.
Mas, se forem muito difíceis, pode frustrar o jogador, por tentar diversas vezes e não conseguir superar a dificuldade.
E aqui entra em cena o Game Feel e o Game Juice, pois, esses dois conceitos te ajudam a deixar a gameplay mais gostosa.
Pois, é importante fornecer feedback imediato sobre as ações dos jogadores para que saibam se estão progredindo ou não.
E isso pode ser feito através de partículas, efeitos visuais, sonoros e mecânicos que indicam o sucesso, ou fracasso de uma ação.
Elementos Imersivos
Existem diversos elementos que podemos apostar para tornar nosso jogo ainda mais interessante, e contribuem para o Flow.
E isso pode ser alcançado através de gráficos bonitos, uma trilha sonora envolvente, bons efeitos sonoros e uma história cativante.
Por exemplo, a história não é obrigatória, mas um grande elemento diferencial que pode prender o interesse do jogador.
Mas, sem dúvidas o que mais influencia no Flow do seu jogo saõ os Loops de jogadbilidade.
E, é importante entender o que é um loop de jogabilidade.
Pois, as mecânicas centrais do jogo, impactam diretamente na diversão do jogador.
E então, selecione muito bem as mecânicas do seu jogo que irão compor o loop central.
E faça o polimento delas até que estejam verdadeiramente divertidas.
Pois assim você garante que o jogador não enjoe de repetir incansáveis vezes as mesmas ações durante o jogo.
Imergir completamente o jogador em seu game não é uma tarefa fácil, pois depende de inúmeros elementos importantes.
Mas uma vez que você alcance o Flow em seu jogo, as chances dele agradar a um número grande de jogadores é enorme.
Por isso vale muito a pena investir em cada detalhe citado, para alcançar mais facilmente o Flow em seu game.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? Descobrir o perfil de um jogador? Criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
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