Desafio e diversão podem ter algum tipo de relação direta dentro de um jogo?
Todo desenvolvedor de jogos sonha em criar um jogo extremamente divertido.
Mas, você pode gastar muitos anos de tentativa e erro, para conseguir entender a relação entre desafio e diversão.
Por isso, esse tema é extremamente importante ser estudado a fundo.
Pois servirá para você melhorar a experiência dos seus jogos sem errar tanto.
Desafio e Diversão: Público-alvo
Um jogo bem-sucedido já começa desde o seu planejamento!
Pois, após ter a ideia, você deve identificar qual será o gênero do game e a qual publico ele se destinará.
E assim você poderá ver quais as mecânicas, jogabilidades, e desafios, outros jogos propõem para o estilo de jogo que você está criando.
E principalmente a que tipo de jogador esse seu gênero de jogo busca agradar.
Ou seja, facilitando que você coloque as mecânicas certas para o público correto.
Arquétipos de Bartle é um estudo que identifica quatro arquétipos principais, com base nas motivações.
E preferências dos jogadores: explorador, Socializador, Conquistador e Assassino.
E cada arquétipo representa um perfil de jogador diferente, valoriza mais determinado aspecto dentro da gameplay.
Mas, estudar estes perfis, te ajudará a criar os desafios corretos, e que agradarão a um ou mais tipos de Arquétipos.
Desafio e Diversão: Definição de Objetivos
Agora sabendo qual o gênero do seu jogo e a que perfil de jogador ele será mais destinado, ficará muito mais fácil de planejar as mecânicas e desafios que seu jogo terá.
Por exemplo, comece definindo claramente os objetivos do jogo, quais as mecânicas necessárias para realizar estes objetivos.
E quais os desafios para estas mecânicas, jogos Puzzle terão mecânicas e desafios, diferentes de jogos de plataforma.
E projete uma curva de aprendizado que permita aos jogadores dominarem gradualmente as mecânicas do jogo.
Mas, sem se sentirem sobrecarregados, em Hollow Knight iniciamos com um pulo simples.
E que é útil até encontrarmos plataformas mais distantes, ai ganhamos o pulo duplo, que posteriormente também não é o suficiente.
E adquirimos então um Dash, no fim da progressão de dificuldade, precisamos de pulo simples, pulo duplo.
Mas combinado com dash, wall sliding, batidas de ferrão pra baixo, tudo isso para avançar no jogo.
Variedade de Desafios
Porém, uma única mecânica bem feita não sustenta a diversão de um jogo.
Por isso jogos costumam ter mais de uma mecânica.
Pois, assim pode-se criar desafios específicos para estas mecânicas.
E futuramente até criar desafios mais complexos que forcem o uso de uma ou mais mecânica.
E resumindo ofereça uma variedade de desafios, desde tarefas simples até objetivos mais complexos.
Pois isso possibilita manter o interesse dos jogadores ao longo do tempo.
Mas, um erro que pode comprometer o balanceamento do desafio que está criando é a falta de feedbacks para o jogador.
Pois, isso pode tornar o desafio ainda mais difícil e desproporcional, um golpe recebido precisa ser claro para o jogador.
Integre feedbacks visuais e sonoros, para fornecer informações claras aos jogadores sobre seu desempenho no jogo, por exemplo.
Recompensas
E aqui está uma das principais ligações entre Desfio e Diversão, que são as recompensas recebidas.
Pois, todo jogador espera receber uma boa recompensa após superar um desafio.
E mesmo antes de supera-lo, não quebre essa expectativa.
Implemente recompensas significativas para incentivar os jogadores a enfrentarem desafios adicionais, por exemplo.
E aprimorar suas habilidades.
Mas, seu jogo não deve ser 100% do tempo apenas desafio, pois, pode sobrecarregar demais o jogador e até frustra-lo.
E aqui intercale momentos de tensão onde estarão presentes os desafios para o jogador.
E momentos de calma, onde ele respira e se prepara para novos desafios.
Assim, o jogador consegue respeitar e assimilar o que aprendeu, e até se preparar para um novo desafio.
Porém, existem gêneros de jogos totalmente construídos em cima desse equilíbrio entre tensão e calma.
E com a diferença que eles integram recompensas durante as batalhas.
E também nos momentos de calma, que é onde o jogador recebe aprimoramentos.
RogueLikes como Hades, por exemplo, trabalham esse momento de tensão e calma, entregando recompensas em ambos os momentos.
Esse processo de balancear Desafio e diversão é complexo.
E exige testes constantes ao longo do desenvolvimento, seja ele interno ou aberto ao público.
Sempre colete feedbacks relacionados a dificuldade do seu jogo, para polir o máximo possível e não frustrar o jogador final.
Identificando áreas onde o equilíbrio entre desafios e diversão pode ser aprimorados e sempre realizando ajustes conforme necessário.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? Descobrir o perfil de um jogador? Criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
Você aprende isso e muito mais no curso Game Design Experience!
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