Core loop é um termo que pode ser um tanto desconhecido para inúmeros desenvolvedores.
Mas, ele é a peça central que vai garantir que o seu jogo tenha uma jogabilidade extremamente interessante para o jogador.
E neste artigo vamos nos aprofundar mais e entender a real importância de um bom Core Loop em seu game.
O que é Core Loop?
“Core Loop” é a sequência fundamental de ações ou atividades que os jogadores realizam repetidamente durante a gameplay.
Ou seja, essencialmente o ciclo central de jogabilidade que mantém o jogador envolvido e imerso jogando.
E ao criarmos nossos jogos, precisaremos definir exatamente qual será o Core Loop Central da gameplay.
Pois, isso é o que o jogador vai passar praticamente o tempo todo fazendo, e precisa ser muito divertido.
Todos os jogos possuem um core Loop, em alguns ele é mais simples e em outros mais complexos.
Por exemplo, Flap bird tem um core loop simples que é tocar na tela e desviar do cano, para pontuar o máximo possível.
Porém, minecraft possui um Core Loop mais complexo evolvendo atividades mais elaboradas.
Como conseguir recursos, construir e sobreviver, e dentro de cada core loop desse, podem ser feitas inúmeras ações.
Loops de jogabilidade
Um jogo pode ter vários core loops que interagem entre si, e precisam ser muito bem elaborados.
E para nós desenvolvedores conseguirmos garantir uma qualidade maior na jogabilidade, pode se dividir as mecânicas em loops de jogabilidade.
Ou seja, você precisa definir quais as mecânicas do jogo fazem parte do Loop Principal.
E com isso trabalhar e polir estas mecânicas o máximo possível, até que estejam harmoniosas e divertidas.
E só então construir outras mecânicas que irão compor loops de jogabilidade secundários, como forma de suporte.
Pois, os outros loops de jogabilidade existirão apenas para valorizar ainda mais o loop central e deixa-lo mais divertido.
E em resumo estes loops secundários existirão com uma importância menor e serão dependentes do loop central.
Ficou confuso, então vamos esclarecer usando o exemplo do jogo Age Of Empires!
Loops de Age of Empires
Age of Empires é muito conhecido pelos jogadores por ser um jogo de guerra e estratégia a primeira vista.
Mas, surpreendentemente este não é o loop Central do jogo, a guerra é só um loop de jogabilidade secundário.
Pois, o loop central são as mecânicas de coleta de recursos, e construção do seu reino.
E podemos notar isso simplesmente porque sem essas mecânicas de construção e coleta, a guerra não existiria no jogo.
Pois, toda a parte de criar exércitos, atacar inimigos e usar estratégias, dependem dos recursos coletados ao longo do jogo.
Mas, se retirarmos a parte da Guerra do jogo, ele ainda existiria, sendo quase um simulador de construção de reinos.
Ou seja, o loop principal é coletar recursos, construir suas casas e seu reino, e evoluir até a última era.
E a parte de criar seus exércitos e atacar inimigos, são mecânicas que participam de um Loop secundário de apoio.
Mas, perceba o quanto a parte de guerrear em Age valoriza ainda mais a coleta e construção.
E é essa a importância de entender sobre Core Loop, para aumentar ainda mais a diversão.
Desenvolvedores devem frequentemente dedicar muita atenção ao design e à otimização do Core Loop.
Pois, ele serve como espinha dorsal da experiência de jogo, e otimiza a diversão do jogador.
E pode ter um grande impacto na satisfação do jogador e no sucesso do jogo.
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