Publicar jogos para o mercado Mobile sem dúvidas atrai os olhares de diversos desenvolvedores, pois, este é o maior mercado do mundo.
E isso se deve ao fato de os aparelhos portáteis serem atualmente muito mais acessíveis do que computadores e consoles.
Mas, outra grande vantagem é que as lojas de aplicativos suportam diversos modelos de negócios, como jogos gratuitos com compras no aplicativo, pagos, anúncios patrocinados, etc.
Playstore Vs App Store
Os dispositivos móveis estão em constante evolução em termos de hardware e software, permitindo que os desenvolvedores aproveitem novos recursos e tecnologias à medida que são lançados.
Existem duas plataformas que disputam entre si, o domínio sobre esse mercado lucrativo, e permitem que o seu jogo seja baixado e jogado em todo o mundo, através de suas lojas.
Podemos publicar nossos jogos na Playstore para sistemas androids, ou na App Store para sistemas IOS, mas qual traz mais vantagens?
Cadastro na App Store
Clique aqui para ver o site oficial
O cadastro, obrigatório e requer informações pessoais, ou da sua empresa seguindo padrões similares a outras plataformas.
E existem três opções de registro como desenvolvedor, com planos anuais começando pelo:
Individual por U$99, para desenvolvedores ou pessoas físicas.
Organization também por U$99, exigindo o DUNS Number para empresas que desejam publicar aplicativos.
Enterprise Program por U$299, também requerendo o DUNS Number, e permite a publicação de apps internos para uso exclusivo da empresa.
Adequado, por exemplo, para apps exclusivos, como um chats corporativos, que não precisam estar disponíveis publicamente na App Store.
Cadastro na Play Store
Clique aqui para ver o site oficial
Na Play Store você também precisará realizar um cadastro para obter sua conta de desenvolvedor.
E aqui temos a opção de conta Individual para estudantes e desenvolvedores solos, ou uma conta de Organização, para empresas, mas que também exige um DUNS Number obrigatoriamente.
A maior diferença é que você paga uma taxa única de 25 dólares para obter a sua conta de desenvolvedor.
Porcentagens na App Store
Atualmente é cobrada uma taxa de 30% de todos os ganhos feitos na loja, mas apenas para quem obtiver ganhos acima de 1 milhão de dólares.
Pois, para quem fizer abaixo desse valor durante o ano fiscal, pode se inscrever em um programa de incentivo para pequenas empresas.
E dessa forma essa taxa cai para 15% apenas, porém, isso não isenta de pagar os planos anuais.
Porcentagens na Play Store
Em 1º de janeiro de 2022, as taxas foram reajustados e basicamente funciona da mesma forma que na App Store.
São cobrados 15% de taxa dos lucros, para lucros abaixo de 1 milhão de dólares no ano calendário.
E 30% dos valores que excederem 1 milhão de dólares, e caso tenha mais de 1 ADAs ( conta de desenvolvedor), todos os lucros dessas contas se somam, valendo a mesma regra.
Mac App Store
Existe ainda o Mac App Store que seria uma loja virtual apenas para usuários de Mac, muito semelhando com a Microsoft Store.
As taxas e cadastro aqui seguem o mesmo processo feito para publicar na App Store.
E é importante ressaltar que em lojas como a Steam, por exemplo, é sempre necessário ressaltar se o jogo é compatível com Mac.Os
O que mais funciona na App Store
A App Store podemos dizer que é muito semelhante a Steam, porém, voltada para jogos mobiles.
Pois, o modelo de negócio mais lucrativo aqui é de fato vender seu jogo ou aplicativo.
Curiosamente os usuários desse sistema tem uma cultura mais familiarizada com pagar para ter os apps.
O que mais funciona na Play Store
A Play Store apesar de ser mais em conta no custo de publicação, acaba tendo um péssimo algoritmo de destaque.
E assim jogos com poucos usuários ativos e notas de avaliação baixas, perdem muito espaço e destaque na loja.
E isso afeta diretamente o desenvolvedor iniciante que está publicando seus primeiros jogos, pois, praticamente ninguém conhece seu jogo, e sem uma comunidade, fica difícil se destacar.
A estratégia dos anúncios
Com essa característica o modelo de negócio que mais tem funcionado dentro da Play Store, é criar jogos gratuitos.
Mas que são impulsionados por anúncios pagos fora da loja, atraindo um fluxo de usuários ativos diariamente.
E dentro do jogo é comum ter a famosa micro transação, vendendo utilitários como Skins, equipamentos de jogo, e muitas vezes dando presentes bônus para usuários que avaliem bem o jogo.
Custos Altíssimos
Todo esse ambiente faz com que seja praticamente inviável lançar um jogo indie inédito e pago, diretamente na Play Store, pois, o jogo praticamente será esquecido na loja.
E trabalhar com o modelo de anúncios pagos é muito arriscado para um usuário que seja completamente novato.
Pois, é necessária uma boa gestão dos custos e ganhos para realmente ter um lucro, mas uma comunidade pode te ajudar nessa situação toda.
O que preciso para desenvolver para IOS
Para desenvolver e lançar jogos para Macs e celulares da Apple, você precisará de um computador Mac com o sistema operacional mais recente.
A sua licença de desenvolvedor e uma Engine, por exemplo, a Unity, que irá compilar todo o jogo para esse sistema.
Mas, um grande contra aqui é que para jogos feitos para o Mac, é altamente recomendável usar um MacBook , e esse computador é bastante caro.
Dá pra fazer usando Windows?
É possível sim através de maquinas virtuais, criar jogos para Macs e celulares da Apple usando o Windows.
Mas, apesar de ser uma solução improvisada é muito arriscado você desenvolver um jogo para uma plataforma, na qual você não a possui em mãos para testes.
Isso pode trazer bugs e falhas criticas e inesperadas, e também a Apple é extremamente rigorosa quanto a qualidade dos produtos presentes na sua loja, e definitivamente você não quer ter problemas desse tipo por lá.
O que preciso para desenvolver
Já para a Google Play, basta ter a sua conta de desenvolvedor, e uma Engine como a Unity, com a vantagem de não ter esse problema com compatibilidade de sistemas.
E é sempre recomendável ter pelo menos um celular android para realizar os testes de performance do seu jogo no dispositivo.
Com o Unity Remote, por exemplo, você pode testar em tempo real o seu aplicativo rodando em seu celular diretamente da Engine!
Seja o primeiro a comentar.