The Day Before é um exemplo impressionante de como a expectativa dos jogadores podem se transformar em decepção.
E diante de promessas não cumpridas e problemas graves de desenvolvimento, seu lançamento foi desastroso.
Pois, o game, anunciado com grande expectativa, acabou gerando uma série de controvérsias desde seu anúncio até seu lançamento.
The Day Before e sua ambição!
Desde os primeiros trailers, o jogo chamou a atenção dos jogadores.
Pois, fez a promessa de ser um título de sobrevivência em um mundo aberto, com elementos de MMO.
Mas, logo após seu lançamento, jogadores descobriram vários problemas.
E incluindo bugs significativos que permitiam a duplicação de dinheiro de forma fácil, comprometendo severamente a economia do jogo.
E, o próprio conceito do jogo foi alterado, passando de um suposto mundo aberto MMO para um “extraction shooter”.
Ou seja, um gênero mais focado em extração de itens em um mapa com outros jogadores presentes.
E essa mudança gerou descontentamento entre os jogadores que esperavam algo diferente.
Mas, o histórico do desenvolvimento do jogo também foi marcado por adiamentos constantes.
Lançamento foi um fracasso?
Após o lançamento, o jogo recebeu críticas extremamente negativas devido a sua otimização precária.
E inúmeros bugs, falta de conteúdo prometido, poucos inimigos no mapa, falta de servidores.
Porém, o seu lançamento teria sido um sucesso total, pois, alcançou mais de 200 mil cópias vendidas.
Mas, devido aos diversos problemas o jogo recebeu inúmeras reviews negativas.
E logo veio a revelação de que a desenvolvedora Fantastic Studios estava enfrentando dificuldades financeiras.
E em um comunicado, a distribuidora anunciou o fechamento do estúdio.
Mas, alegando uma falha comercial e a falta de recursos para continuar o desenvolvimento e suporte do jogo.
E a situação atingiu um ponto tão crítico que, em apenas quatro dias após o lançamento, a Fantastic Studios declarou falência.
E a mensagem oficial indicou que o dinheiro obtido com as vendas do jogo seria usado para pagar dívidas.
Apagando rastros
Devido a todo impacto negativo desse lançamento, a Steam liberou reembolso para todos os usuários.
E a desenvolvedora começou a apagar seus rastros das plataformas digitais e redes sociais.
Pois, inúmeras pessoas tem reportado que eles estão apagando os vídeos de divulgação do jogo.
E os responsáveis do projeto, apagando redes sociais, o site foi desativado, página na Steam morta.
Ou seja, de fato eles querem desassociar quanto antes a desenvolvedora do jogo.
E esse é um caso totalmente raro de se ver dentro da indústria dos jogos.
Esse caso serve como um alerta sobre os riscos envolvidos de se comprar jogos sem ver o resultado prévio.
E destaca para nós desenvolvedores a importância da transparência, qualidade de desenvolvimento.
E gestão financeira para evitar decepções e problemas graves como os vivenciados por “The Day Before”.
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