Um dos momentos mais importantes e arriscados do processo de desenvolvimento de um jogo é o seu lançamento!
Pois, a depender dos lançamentos do dia, seu jogo pode disputar visibilidade dentro da loja com muitos outros jogos.
Mas, você teria coragem de arriscar jogar fora todo seu trabalho, lançando no mesmo dia que o gigante Starfield?
Datas de lançamento
Esse caso foi fora da curva por conta da sua data de lançamento ter sido realizada no mesmo dia do Starfield.
E uma das recomendações que muitos especialistas dão a desenvolvedores indies, é que evitem grandes jogos.
Pois, jogos como Starfield, God of War, Last of us, tem o poder de chamar a atenção de todo o mercado.
E isso inclui os streamers, Youtubers, e a galera que joga e faz reviews do game, prejudicando a visibilidade do seu jogo.
E em outras épocas do ano pode ter um olhar mais voltado aos indies, mas em grandes lançamentos não.
Por isso, uma regra comum é todos os jogos indies, médio porte e até triple A, evitam grandes lançamentos.
Mas no dia 6 de setembro de 2023, o Desenvolvedor indie Ben Reber lançou seu jogo casual Chillquarium
E pra sopresa de todos, as vendas do jogo performaram extremamente bem na plataforma Steam
Nadando contra a maré
Em uma entrevista, o desenvolvedor Ben Reber compartilha sua experiência.
E diz como foi lançar o jogo indie “Chillquarium” no mesmo dia que o aguardado lançamento AAA “Starfield”.
E apesar de ter números relativamente modestos de listas de desejos e visibilidade antes do lançamento.
Ben optou por lançar seu jogo contra Starfield, contrariando a regras que todos os desenvolvedores obedecem.
E acreditando que sua estratégia de se destacar em um dia com poucos lançamentos, poderia funcionar a seu favor.
E antes do lançamento, o Chillquarium tinha cerca de 5.200 listas de desejos e uma classificação modesta.
Porém, ele escolheu essa data específica, percebendo que muitos desenvolvedores estavam evitando competir com Starfield.
Mas, como resultando tivemos bem menos jogos sendo lançados naquele dia no Steam.
E com isso em mente ele decidiu arriscar e lançar seu jogo, confiando na visibilidade do Steam para impulsioná-lo.
E a estratégia deu certo o Chillquarium entrou na lista de “Popular Upcoming” antes do lançamento.
Obtendo 1.900 novas listas de desejos em um único dia.
Sonho alcançado!
Nesta entrevista, Ben revela que também aproveitou a “New & Trending”, graças à falta de concorrência.
E alcançou uma exposição significativa, recebendo até mesmo suporte de alguns streamers influentes.
Ben enfatiza que a indústria de jogos é vasta, e muitos jogadores não estão necessariamente focados em grandes lançamentos AAA.
E ele destaca que a estratégia de lançar contra um jogo AAA pode ser viável, especialmente se os desenvolvedores estiverem dispostos a arriscar.
E aproveitar as oportunidades quando a concorrência é menor.
A entrevista também discute a importância de escolher subreddits de nicho no Reddit para promoção.
E mostrando que a cobertura da imprensa nem sempre é a chave para o sucesso.
E que a visibilidade do Steam pode superar outras formas de promoção.
Mas, Ben destaca que, embora a estratégia tenha funcionado para ele, o sucesso também depende da qualidade do jogo.
Ben Reber, desenvolvedor indie, demonstra como a coragem de lançar durante um grande lançamento AAA.
Aliada à estratégia certa e à qualidade do jogo, pode levar a resultados surpreendentes, mesmo para desenvolvedores independentes.
Precisamos observar a importância de aproveitar as oportunidades únicas no mercado de jogos.
E como a visibilidade do Steam pode ser um fator crucial para o sucesso de um jogo indie.
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