Power Up é um elemento essencial em jogos que podem transformar completamente a experiência do jogador.
Pois, eles oferecem uma das melhores recompensas do jogo, e faz o jogador sentir uma sensação de progressão.
E jogos que usam de power ups para premiar seus jogadores, tem total controle sobre as emoções deles.
Power Up: Um motivador poderoso!
Para manter o jogador engajado, imerso e interessado na gameplay do jogo precisamos sempre entregar elementos de interesse para ele.
E constantemente renovar seus objetivos e motivações durante toda a gameplay.
E existem várias formas de se trabalhar isso, como, por exemplo, a história do jogo.
Pois, se for muito bem construída, motiva o jogador ir até o fim, para ver como a trama se resolverá.
Mas, Power Ups são outro elemento, que incentiva os jogadores a explorar o mundo do jogo.
E enfrentar desafios, superar dificuldades e sobreviver, tudo em busca de itens valiosos.
Power Up: Não é exclusivo de um gênero!
Power Ups geralmente são associados a jogos de plataforma, batalhas ou aventura.
Mas saiba que cada nicho pode sim fazer uso desse recurso.
Jogos de corridas, por exemplo, entregam power ups permitindo que o jogador customize seu carro da forma que quiser.
Ou seja, não é algo exclusivo de apenas um estilo de jogo, você pode customizar e adaptar Power Ups para o seu game.
Mas, é necessário definir se é um efeito temporário ou permanente.
Pois, isso determina a raridade desse power up, e como você distribuirá ao longo do jogo.
E quando são temporários, os efeitos surgem imediatamente e acabam quando determinada condição for atendida.
Seja gastando o poder ou até por acabar o tempo de uso, por exemplo.
Mas os permanentes precisam ser raros, para balancear com cuidado seu jogo, pois, seus efeitos ficarão por muito tempo!
Porém, power ups temporários precisam deixar claro, para o jogador que seus efeitos são passageiros, e ele deve usar urgentemente.
E você pode transmitir essa sensação de urgência ao jogador através da música.
E até visualmente com partículas, ou mudança de aparência!
Por exemplo, em Super Mario Bros, ao coletarmos a estrela, a música muda totalmente para outra mais frenética.
E o Mario começa a piscar rapidamente, desacelerado conforme o efeito está acabando.
Defina os limites!
Power ups permanentes precisam ser elaborados com cuidado.
Pois, podem afetar o balanceamento de dificuldade do seu jogo.
Por exemplo, em God of War ganhamos a “Fúria Espartana” permanentemente.
Mas por ser muito poderosa, somos limitados por tempo de uso, e precisamos recarregar constantemente para usar novamete.
Por outro lado, as “Asas de Ícaro”, podem ser usadas sempre que precisarmos.
Pois, é um efeito mais moderado, pois, não faz do jogador invencível!
E defina também como o jogador poderá obter os coletáveis como moedas de ouro, vida extras, cura para a vida.
Ou, se é preciso pressionar um botão para coleta-los, apenas encostar ou outras formas.
E principalmente, ensinar isso ao jogador desde o início, para não colocar ele em situações complicadas.
Por exemplo, se ele deve pressionar um botão para coletar, e você coloca ele batalhando com uma horda de inimigos.
E ao dropar vida no chão, ele pode morrer acreditando que era só encostar para receber o efeito.
Quando entregar?
Novamente é importante definir quais tipos de upgrades seus jogos terão e a raridade de cada um deles para o jogador.
Pois, os mais comuns, podem ser entregues ao longo da fase, ao derrotar inimigos, ou como recompensa pelo jogador explorar.
Porém, os que realmente são mais raros e importantes, só podem ser entregues ao derrotar um chefão.
Ou sobreviver a uma horda de batalha, completar um desafio complexo, por exemplo.
Pois, isso vai justificar a raridade desse Upgrade e também recompensar a altura o jogador pela sua vitória.
E as habilidades do jogador necessitam de uma justificativa valida para ela existir.
Pois, caso contrário, se tornam vazias, pouco úteis, e desnecessárias.
Mas, preste atenção ao feedback da comunidade é crucial para ajustar os power-ups com base no desempenho dos jogadores.
E é sempre bom estar disposto a fazer atualizações e patches para corrigir problemas de balanceamento.
Isso à medida que são identificados pela comunidade.
Você pode assistir a um vídeo onde analisamos a mais conceitos de Level Design aplicados em Hollow Knight, logo abaixo:
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