Traduzir seu jogo para vários idiomas, pode ser um grande desafio para desenvolvedores indie.
Pois, sabemos que o orçamento para jogos independentes é muito reduzido e um custo inviável.
Mas, quais as reais vantagens de traduzir o jogo e sua página na Steam? Será que realmente vale o investimento?
Traduzir para Idiomas principais
Com o mercado de jogos eletrônicos em constante crescimento, é comum a busca por públicos mais amplos.
E é essencial que os desenvolvedores explorem estratégias para alcançar jogadores em diferentes partes do mundo.
Por isso, a tradução do jogo e a distribuição internacional são duas maneiras eficazes de expandir esse alcance.
E maximizar a receita, ao traduzir seu jogo para vários idiomas, você alcança uma base de jogadores global.
E a tradução do jogo para diferentes idiomas pode resultar em um aumento significativo nas vendas.
Mas, sabemos que é impossível traduzir o jogo para todos os idiomas, porém, alguns são essenciais.
E as principais são: inglês, japonês, coreano, chinês, e português, por exemplo.
Pois, com estas já atenderias a inúmeros outros países que são consumidores gigantescos de jogos.
A plataforma Steam como facilitadora
A Steam, é uma das maiores plataformas de distribuição de jogos para PC.
Mas, desempenha um papel fundamental na distribuição internacional do seu jogo.
E ao disponibilizar seu jogo na Steam, você se beneficia do alcance global dessa plataforma.
E que está presente em muitos países ao redor do mundo.
Porém, a Steam possui um algoritmo de recomendação que ajuda a direcionar seu jogo para públicos específicos.
E ela faz isso principalmente com base em preferências de idioma e localização.
E aqui é quase que obrigatório que você também traduza a página do jogo para os idiomas principais citados.
Pois, isso é um detalhe muito esquecido por desenvolvedores indies, mas que aumenta drasticamente seu alcance.
Devo investir em tradução?
Embora investir na tradução do jogo possa exigir recursos financeiros, sem dúvidas trará benefícios.
E os benefícios a longo prazo geralmente superam os custos iniciais.
E, além disso, a tradução pode ser considerada um investimento estratégico.
Pois, você obtém insights valiosos sobre quais idiomas e regiões são mais promissores para o seu jogo.
E aqui você precisa avaliar se consegue fazer esse investimento, e caso não, existem alguns “quebra galho”.
Por exemplo, fazer o uso do próprio ChatGpt para te auxiliar nessa tradução, não é o ideal, mas pode ser uma opção.
E outra possibilidade é tentar reduzir os textos usados no jogo, para minimizar a necessidade de tradução.
Ao disponibilizar seu jogo em vários idiomas, você aproveita todo o potencial da Steam.
E assim conseguirá alcançar jogadores de diferentes países, maximiza seu potencial de lucro com o jogo.
Portanto, considere seriamente a tradução e como parte integrante da estratégia de lançamento do seu jogo.
Seja o primeiro a comentar.