Inimigos em jogos são os principais desafios enfrentados pelos jogadores ao longo da gameplay.
E além de trazer vida ao ambiente, torna o jogo muito mais imersivo, desafiador e interessante.
Mas, criar um inimigo interessante pode ser um desafio para o desenvolvedor, então siga essas dicas.
Defina o propósito dos inimigos
Antes de começar a projetar um inimigo, é essencial entender qual será o seu propósito dentro do jogo.
E analisar se ele será um obstáculo para o jogador superar, um desafio estratégico ou apenas uma fonte de conflito.
E também se terá papel narrativo no contexto do seu jogo, contribuindo para acontecimentos da história.
Pois, personagens com valor narrativo precisam ser melhor trabalhados visualmente e narrativamente.
E inimigos que participam da história como personagens são encontrados com menos frequência nos leveis.
E os outros inimigos podem ser elaborados trazendo características até mesmo do ambiente em que está.
Inimigos: Estabeleça características e habilidades:
Considere as características e habilidades únicas que o inimigo terá.
E pense em como ele se moverá, atacará, se defenderá ou interagirá com o ambiente do jogo.
Mas, essas características devem ser projetadas para se alinharem com o propósito do inimigo.
E dentre os inimigos, podemos dividir em comuns, chefes, personagens narrativos.
Pois, os personagens narrativos terão as características conforme o enredo determina.
E podem até mesmo se enquadrar em personagem mais comum ou fazer papel de chefes.
Mas, os comuns são aqueles que encontramos ao longo da gameplay nas fases de diversos tamanhos e formas.
Pois, podem voar, atacar corpo a corpo, atacar a distância, etc, e aqui é comum analisar a função que ele terá.
Por exemplo, se ele ficará em uma plataforma talvez seja interessante colocar ele pra atacar a distância.
E seu design pode trazer traços do ambiente que se encontra, ou do seu padrão de ataque.
Mas, um Boss normalmente é único e pouco encontrado nas fases, e precisa trazer comportamentos personalizados.
E normalmente um boss possui padrões e ataques que testam as habilidades que o player adquiriu ao longo da fase.
Por exemplo, o player ganha uma habilidade de pulo duplo, seria interessante o boss ter um ataque que explore isso.
E que force ele a usar muito o pulo duplo ao longo da batalha.
Defina um nível de dificuldade adequado
É importante equilibrar o desafio apresentado pelo inimigo com as habilidades do jogador.
E garanta que o inimigo seja desafiador o suficiente para manter o jogador engajado, mas não impossível.
E a dificuldade pode ser ajustada com base no progresso do jogador ao longo do jogo.
Mas, usar o conceito de sempre testar as habilidades que o jogador adquiriu já pode ser um bom começo.
Pois, conforme o jogador vai ganhando mais habilidades, os inimigos e chefes apresentam novos padrões.
E que sirvam sempre para forçar o uso constante dessa nova habilidade que o jogador ganhou.
E medida que você implementa o inimigo no jogo, é importante realizar testes para avaliar a experiência do jogador.
Pois, sempre observe o feedback dos jogadores em relação aos inimigos.
E faça ajustes conforme necessário, refinando com base nos feedbacks, melhorando a qualidade geral do jogo.
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