GDD é a sigla para “Game Design Document”, e é um termo que mete muito medo nos desenvolvedores iniciantes.
Pois, parece ser algo muito complexo de se fazer, principalmente por escutarmos muito que um jogo sem GDD, já começou errado.
E de certa forma é uma afirmação correta, porém, neste artigo vamos trazer tudo sobre o GDD.
Qual o objetivo de um GDD?
O GDD busca fornecer uma visão geral completa do jogo para todos os membros da equipe de desenvolvimento.
E também para bem como para os investidores e outros interessados no projeto.
Mas serve principalmente como um guia para manter a equipe focada na visão do jogo.
E garantir que todos estejam trabalhando em direção a um objetivo comum.
E facilitar a toda equipe enxergar mais claramente qual o próximo passo que deve ser dado.
Sem precisar perder tempo pensando no que fazer a seguir, por exemplo.
Quando devo criar o GDD?
O GDD pode ser bastante detalhado e extenso, dependendo do tipo de jogo e da equipe de desenvolvimento.
Pois, é geralmente criado no início do processo de desenvolvimento do jogo.
E é atualizado à medida que o jogo evolui e novas ideias são adicionadas ou descartadas.
Mas, existem alguns passos que podem ser feitos antes para facilitar na hora de criar seu GDD.
Pois assim, você terá grande parte das informações em mãos já.
Ter uma ideia clara do jogo no GDD
Antes de criar um GDD, é importante ter uma ideia clara do que o jogo deve ser.
E isso pode incluir o gênero, história, jogabilidade, estilo de arte, referencia de trilha sonora, etc.
Pois, partir de um desses princípios pode facilitar na hora de construir e lapidar o conceito desse jogo.
E até mesmo ajudar no Brainstorm, ou seja, no processo de geração de ideias do jogo.
E dessa forma a equipe poderá ter boas ideias para complementar esse conceito inicial.
Seja de mecânicas interessantes, objetivos do jogador, personalidade e habilidades, por exemplo.
Realizar pesquisa de mercado
É importante pesquisar outros jogos no mercado para entender como eles são desenvolvidos.
E como se comportam em termos de vendas e críticas, preferencialmente jogando eles também.
Pois, isso pode ajudar a criar um jogo mais bem-sucedido e diferenciado, trazendo ideias já validadas e que funcionaram.
E principalmente te ajudando a evitar erros cometidos por outros desenvolvedores, e ter uma ideia de preço para se basear.
Identificar o público-alvo
É importante identificar o público-alvo para o jogo antes de criar o GDD.
Pois, isso pode ajudar a adaptar a jogabilidade, a história e a arte do jogo às preferências do público-alvo.
E sabendo o nicho, e para qual público você vai destinar, fica fácil encontrar as mecânicas comuns a esse gênero.
E que o público tmabém já espera receber em seu jogo.
Pode ajudar até mesmo a traçar estratégias de marketing que consigam alcançar exatamente esse público alvo, por exemplo.
Definir a equipe
É importante ter uma equipe dedicada ao desenvolvimento do jogo antes de criar o GDD.
E isso pode incluir programadores, artistas, músicos e outros membros da equipe.
Pois, além de vocês definirem juntos os aspectos do jogo que será desenvolvido.
Você ainda poderá delegar facilmente as funções adequadas para cada membro, por exemplo.
E já saber de antemão o que precisará de freelas, o que a equipe da conta de fazer.
E caso esteja sozinho, se você fará parcerias, ou comprará assets.
Guardo tudo na minha cabeça!
Criar um jogo sem um GDD pode tornar o processo de desenvolvimento mais desorganizado e menos eficiente.
E resultando em um produto final de baixa qualidade e menos atraente para investidores e jogadores.
E grande parte dos jogos nunca chegam a ser finalizados justamente pela falta de planejamente, prazos e metas.
Sem contar, por exemplo que tudo que não é anotado é esquecido ou modificado.
Pois, estamos constantemente tendo novas ideias e abandonando outras.
Atrasos no desenvolvimento
Quando não planejamos, a equipe pode não ter uma compreensão clara dos requisitos do jogo.
E pode levar mais tempo para tomar decisões e implementar as ideias.
E afetando até a qualidade do jogo, porque as decisões são tomadas de forma aleatória e sem uma estratégia clara.
Pois, um jogo definido, estimula os integrantes a render mais em seu trabalho para cumprir os prazos.
Em resumo, um GDD bem elaborado pode ajudar a evitar a necessidade de retrabalho.
E a tomar decisões erradas que possam comprometer o jogo final.
E principalmente acelerar o processo do desenvolvimento, ajudando a cumprir seus prazos e metas.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? como descobrir o perfil de um jogador? Como criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
Você aprende isso e muito mais no curso Game Design Experience!
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