Mecânicas são todos os sistemas, regras e elementos de jogabilidade que compõem a experiência do jogador.
E podem incluir movimentação, combate, progressão, interação com o ambiente, realização de missões, etc.
Mas, como podemos identificar quais mecânicas realmente estão bacanas em nosso jogo?
Mecânicas Comuns e Únicas
Existem inúmeros jogos no mercado de variados tipos, gêneros, e neles incontáveis mecânicas.
E podemos dividir essas mecânicas em comuns e mecânicas únicas.
E as comuns são aquelas básicas para o funcionamento de determinados jogos como, andar, pular, atacar, etc.
Mas, mecânicas únicas são algumas poucas que se destacam por ter um funcionamento totalmente diferenciado.
Por exemplo, o jogo indie Townscaper, que apresenta uma mecânica muito diferenciada.
Núcleo de jogabilidade
Assim que tiver a ideia do seu jogo em mãos, busque analisar e entender qual é a proposta do seu jogo.
Por exemplo, qual a experiência que você quer entregar com ele, e quais mecânicas cumprem esse objetivo.
Pois, se você encontrar varias mecânicas que entrem nesta lista, estruture elas em ordem de importância: essenciais, complementares e descartáveis.
E com isso você poderá definir o núcleo central do seu jogo, com as mecânicas principais.
E montar um grupo de mecânicas que reforcem a jogabilidade central, deixando reservadas as menos importantes.
Jogos de mecânicas “Únicas”
Mas, também é comum desenvolvedores iniciar o desenvolvimento de um jogo partindo de uma ideia de mecânica.
E nesse caso os passos serão basicamente os mesmos, com a diferença de que essa mecânica já será o núcleo central do jogo.
E agora você precisará encontrar e definir mecânicas que possam reforçar, e complementar essa feature cetral do seu jogo.
Mecânicas forte e Mecânicas Fraca
Este conceito pode te ajudar a melhorar as escolhas das mecânicas que irão compor o seu jogo.
Pois, Mecânicas fortes são as principais do seu jogo, e sem elas o game perde o sentido.
Por exemplo: jogar Angry birds sem arremessar os pássaros, minecraft sem poder quebrar os blocos ou reconstruí-los.
E as fracas são as features que poderiam ser retiradas e não afetariam em nada a jogabilidade como um todo.
E assim você vai descobrir quais são as mecânicas boas e ruins em seu jogo.
Pois, um jogo composto por muitas mecânicas fracas, se torna tedioso, sem graça, e genérico.
E pode ser muito mais assertivo retira-las do seu jogo.
Pois, não estão fazendo sentido na gameplay ou incrementando na experiência do jogador.
Fazer testes
Mas, você não precisa decidir tudo isso sozinho, é muito importante também entregar o jogo para outras pessoas testarem.
E validarem o que está ou não divertido.
Pois, criar versões jogáveis ao longo do processo de desenvolvimento do seu jogo, pode te ajudar.
E assim refinar cada vez mais, a jogabilidade do seu game.
E também sempre elabore um bom formulário para enviar junto, contendo as perguntas, que irão sanar as suas principais dúvidas.
Gasto de recursos e tempo
Não tenha medo de retirar mecânicas do seu jogo, refazer ou até mesmo trocar o núcleo de jogabilidade.
Pois, muitos acreditam que o jogo mais divertido é aquele que entrega mais recursos para o jogador.
E que vem repleto de sistemas complexos, e diversos comandos nos controles.
Mas, isso não é verdade, jogos indies são a prova de que o simples bem feito pode agradar diversos jogadores.
Como kingdom Two Crowns, por exemplo, que tem uma mecânica e controle simples e praticos de se aprender.
A verdade é que não existem mecânicas ruins, que nunca devem ser usadas.
Pois, o que acontece é uma mecânica não fazer muito sentido, com a proposta do jogo que está sendo desenvolvido.
Mas, você pode usar uma mecânica excluída de um jogo e ela encaixar perfeitamente em um outro contexto de gameplay.
Por isso, sempre ressaltamos a importância de saber estruturar seu jogo desde o início.
E antes mesmo do GDD, fazendo pesquisas de mercado, testes, definindo objetivos e metas.
Pois, no fim você poderá ter um produto de qualidade, com grandes chances de agradar muito mais jogadores.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? como descobrir o perfil de um jogador? Como criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
Você aprende isso e muito mais no curso Game Design Experience!
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