O planejamento do seu jogo é essencial para que você consiga de fato concluir e lançar ele.
Mas, quando deixamos esse passo de lado as chances de seu jogo não ser finalizado são muito altas.
E nesse artigo vamos te dar algumas dicas para te ajudar no planejamento dos seus jogos!
Planejamento || Defina o conceito do jogo
O primeiro passo é determinar o conceito do seu jogo junto com o núcleo de jogabilidade.
Pois, sabendo que tipo de jogo é e quais são as mecânicas centrais desse jogo, você já saberá o que precisa fazer.
E saberá também o que precisará criar de fato, então foque em definir quais as principais mecânicas dele.
E você pode inclusive fazer uma pesquisa de jogos semelhantes e suas mecânicas para se inspirar.
Porém, você precisará anotar isso em algum lugar para não esquecer tudo o que foi definido.
Anote, por exemplo: o que ele se trata, qual é o seu tema, mecânica, objetivos, personagens.
Mas, não exagere nos detalhes, defina o necessário para começar, e futuramente se preocupe com detalhes específicos.
Planejamento || Crie um protótipo
Um protótipo nada mais é que um rascunho jogável do seu game, para validar essas ideias iniciais.
E ele é extremamente importante para você descobrir se a sua ideia pode vir a ser promissora.
Pois, caso as pessoas não gostem, você pode poupar meses ou anos gastos para criar um jogo ruim.
E simplesmente partir para uma outra ideia, mas se gostarem você pode seguir o desenvolvimento mais tranquilo.
Pois, a ideia central do seu game foi validada pela galera, e possivelmente pode agradar muitas pessoas.
E outro detalhe é que um protótipo não pode conter artes complexas e codificação muito avançada.
Porque você precisa validar rapidamente sua ideia, então foque em artes genricas como formas geométricas mesmo.
Crie um GDD
Após validar seu jogo e realmente ter certeza de que vale a pena seguir o desenvolvimento, faça um GDD.
E um GDD é o famoso Game Design Document, que é onde você precisará anotar tudo do seu jogo.
Pois, assim você vai poder organizar em um único documento, tudo sobre seu jogo.
E aqui você precisará definir informações extremamente importantes para correr tudo bem no desenvolvimento do seu projeto.
E além de anotar tudo que você já validou em seu protótipo como: tipo do jogo, mecânicas, objetivos, personagens.
Você precisará definir: público-alvo, orçamento, quanto tempo você tem para completar o jogo, etc., pois, assim você saberá se precisara de mais pessoas, se terá como pagar essas pessoas, estratégias de lançamento, etc.
E com seu GDD finalizado, basta iniciar seu desenvolvimento sempre da forma mais organizada possível.
Durante o desenvolvimento
Ao longo do desenvolvimento é importante sempre atualizar o que foi feito, e o que falta fazer.
E anotar principalmente as modificações feitas ao longo do processo, pois, é comum isso acontecer.
Mas, busque sempre se manter dentro do escopo do jogo e proposta definida, para não prolongar demais o desenvolvimento.
E uma dica muito importante é criar versões de destes para algumas pessoas testarem como está ficando o jogo.
Pois, você precisará receber feedbacks externos para validar se o projeto está no caminho certo.
Manter a organização ao longo do desenvolvimento com um bom planejamento é fundamental.
Pois, assim seu jogo terá muito mais chances de ser finalizado do que se você criar tudo de cabeça.
E abaixo deixaremos mais um vídeo repleto de dicas de planejamento pra você:
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