Os Jogos antigos sempre serão nossa primeira referência quando o assunto é entender escolhas de desenvolvimento.
Pois, diferente dos dias atuais, eles precisavam arrumar diversas soluções criativas para superar limitações impostas pela tecnologia.
E um detalhe chama muito a atenção: porque jogos antigos eram tão difíceis?
Jogos atuais são fáceis!
Atualmente os jogos disponibilizam inúmeras vantagens para os jogadores que são até motivadores de compra.
E detalhes como: escolher a dificuldade do jogo, salvamento da progressão, não existiam na década de 80.
Pois, hoje em dia temos até um estilo de jogo chamado Soulslike, que são conhecidos por serem naturalmente mais difíceis.
E isso acontece porque a maioria dos jogos não tem esse nível tão alto de dificuldade.
Mas, jogos da década de 80 e 90, eram extremamente difíceis, e puniam sem piedade alguma, o erro do jogador.
Mas, você sabe o porque isso era comum nela época?
Porque alguns Jogos antigos não tinham saves?
A questão dos saves na época, de fato era mais complicado realmente, pois, os cartuchos eram muito limitados.
E possuíam pouca memória, e cada dado precisava ser muito bem calculado para caber todo o jogo no cartucho.
Pois, os cartuchos tinham capacidades de armazenamento variadas, dependendo do modelo de console.
Por exemplo: NES (até 512 KB), SNES (até 24 MB), Sega Genesis (até 4 MB), Atari 2600 (até 4 KB).
E com pouco espaço, mal cabiam os dados gráficos e as músicas do jogo inteiro, otimização era o Lema deles.
Jogos antigos e a dificuldade elevada?
Além do fator (limitação), existia também o fator Mercado, que afetava diretamente nestas escolhas de design.
Nessa época os jogos eram mais jogados nos tão famosos Arcades, que por sua vez consumia fichas.
E com jogos mais difíceis, estimulava demais todo o comércio, incentivando os jogadores a comprar mais e mais fichas.
E os poucos que possuíam o “artefato de luxo” chamado console em sua casa, dificilmente conseguiam ter todos os cartuchos.
Por isso, precisavam ir até às locadoras para alugar por alguns dias os cartuchos de jogos, o que não era barato.
Mas, mesmo assim não conseguiam finalizar o game nesse período, sendo estimulado a alugar novamente.
Então, o fato de os jogos serem mais difíceis alimentava demais o mercado dos jogos, maximizando os lucros.
E uma curiosidade é que como no Japão onde a locação de fitas era ilegal, os jogos eram mais fáceis.
Pois, lá a cultura sempre foi mais de “comprou, pagou, é seu”… assim era comum o mesmo jogo possuir 2 versões.
Um mais fácil lá pro Japão e países vizinhos, e outra extremamente difícil pra cá, com muito poucas exceções.
É interessante olharmos o passado para entender o porque as coisas são como são atualmente.
Pois, hoje os jogos se tornaram muito mais acessíveis, e isso trouxe as facilidades de personalizar sua experiência.
E hoje temos a opção de salvar ou escolher nível de dificuldade, porque são interessantes para agradar o jogador.
Estimulando ele a comprar e receber uma experiência premmium em seu jogo.
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