Hoje trago uma incrível recomendação de leitura para você que é apaixonado por jogos e não se ‘sacia’ em apenas jogá-los, mas também tem a curiosidade de saber o que há por trás das cenas.
Sangue, Suor e Pixels é um livro de leitura obrigatória para todos desenvolvedores de jogos. Se você me acompanha no Instagram (@crieseusjogos), sabe que eu fiz essa recomendação o denominando um livro que mostra a realidade por trás da criação de projetos de sucesso.
Mas não se engane, Jason Schreier, o jornalista responsável pelo livro-reportagem, também mostra a triste realidade e insegurança de desenvolvedores e pequenos estúdios que não conseguem alavancar seus projetos por inúmeros fatores.
Eu até diria que Sangue, Suor e Pixels está mais para um documento do que um livro em si. O próprio nome já nos revela três características necessárias para se criar jogos – talvez com exceção dos “pixels”.
O livro conta em detalhes a cada capítulo, os bastidores por trás de projetos AAA ou indies, como se fosse realmente uma reportagem completa e rica em detalhes. Você terá a oportunidade saber como é a criação de um projeto do ponto de vista da equipe produtora.
As histórias vão desde um garoto dando duro por anos em seu próprio projeto, chegando até gigantes como a Microsoft e os bastidores de projetos renomados tais como The Witcher, Destiny e Uncharted. O mais valioso na obra é a capacidade de mostrar em detalhes a parte administrativa dos projetos, a concorrência, motivação, recursos financeiros utilizados e muito mais. Jason nos mostra tudo o que acontece antes que você possa ter um game em suas mãos.
E caso tenham interesse nesse e diversos outros livros sensacionais para desenvolvedores de jogos que nós recomendamos, deixaremos os links logo abaixo, basta clicar no título do livro e conferir:
Sangue, Suor e Pixels:
Level Up
O Herói de Mil Faces
Regras do Jogo 1:
Regras do Jogo 2:
Regras do Jogo 3:
Regras do Jogo 4:
Programming Game AI by Example
Game Programming Patterns
Design de Games: Uma abordagem Prática:
No final das contas, é um livro excelente para quem deseja saber de fato o que acontece por trás das cenas de um jogo. Considero, inclusive, um livro de leitura obrigatória para desenvolvedores de jogos, independentemente do nível de conhecimento na área.
Seja o primeiro a comentar.