Mecânicas pode ser um termo bastante nebuloso para muitos que escutam pela primeira vez.
Mas, em resumo podemos entender que mecânicas é tudo que o jogador pode fazer ou interagir em um jogo.
E pode ser diretamente ou indiretamente, e as mecânicas podem ser consideradas fracas ou fortes.
E isso depende do quanto essa mecânica afeta o mundo do jogo, e neste artigo você entenderá de vez esse conceito.
Como as mecânicas interagem?
Um jogo por mais simples que seja precisa obrigatoriamente conter no mínimo uma ou mais mecânicas.
Pois, como dito anteriormente as mecânicas são tudo que o jogador pode fazer ou interagir em um jogo.
Por exemplo, em um jogo de plataforma o jogador pode pular, então essa é uma mecânica.
E nesse mesmo jogo, podemos ter um trampolim que impulsiona o jogador, então essa é uma segunda mecânica.
E diferente do pulo, o jogador não tem controle sobre a mecânica de trampolim, apenas pode interagir com ela.
E caso tenhamos portais dimensionais nesse jogo, em que o personagem precisa alcançar, seria uma terceira mecânica.
E o pulo, somado a mecânica do trampolim e os portais, juntas formam um núcleo de jogabilidade.
O que são mecânicas fortes e fracas?
Mecânicas fortes são consideradas aquelas que tem um grande impacto no mundo do jogo, ao ser executada.
E as fracas por consequência são justamente aquelas que não tem tanto impacto no mesmo mundo.
Por exemplo, em um jogo temos um mago como personagem principal e que possui diversas magias.
E então você desbloqueia uma magia de fogo, que quando lançada, queimando árvores secas e revelando novos caminhos.
E isso a faz uma mecânica forte, sendo crucial para o seu progresso no jogo, além de apenas dar dano em inimigos.
Mas, se ela apenas desse dano nos inimigos do mesmo jeito que suas outras magias já fazem, ela seria fraca.
Pois, seria apenas uma variação de ataques que você já possui, sem ter um diferencial que justifique estar no jogo.
Porém, a mecânica pode ser forte em um jogo e fraca em outro, o pulo no Mário é uma mecânica forte.
Mas, o mesmo pulo em outros jogos, podem apenas fazer parte da movimentação base, sem muitas outras utilidades.
Meu jogo tem que ter apenas mecânicas fortes?
O conceito de mecânicas fortes e fracas ajudam você, a pensar em mecânicas de uma forma seletiva.
Pois, é comum desenvolvedores acreditarem que o jogo só é divertido se tiver dezenas de mecânicas.
E, na verdade, não é assim que funciona, isso pode só piorar seu game e deixa-lo menos interessante.
E seu jogo você pode sim ter mecânicas consideradas fracas, seria quase impossível fazer um jogo sem elas.
Mas, quando criar um jogo, dê sentido e uma razão coerente para adicionar mais mecânicas.
Pois, se o jogador possui uma espada, não faz sentido precisar de um machado, apenas por estética.
Mas, se adicionar a necessidade de cortar troncos de árvores que trancam o caminho, já justificaria.
Ou até mesmo, diferenças na quantidade de dano causada, tempo de execução do ataque, peso, etc.
Pois, ter um machado, foice, martelo, apenas para servir de ataque, não dá motivos para o jogador usa-las.
E nesse caso seria melhor trocar por uma mecânica de evoluções na espada, para fortalecer essa mecânica.
Level Design e Game Design nos fornecem diversos conceitos como este, que nos ajudam a criar jogos mais agradáveis e divertidos.
Pois, são conceitos pensados justamente para proporcionar a melhor experiência para o jogador.
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