O enquadramento da câmera em jogos muitas vezes é um ponto que é deixado de lado por alguns desenvolvedores.
Mas, uma câmera mal posicionada pode estragar completamente a gameplay do jogador.
Por isso, precisamos dar uma boa atenção para esse tópico, pois, ele afeta diretamente na experiência do usuário.
Qual o objetivo da câmera?
Uma câmera bem ajustada em seu game pode até passar despercebida pelo jogador e não ser notada.
E isso é um bom sinal, mostrando que o jogador está conseguindo ter uma boa visão do caminho.
Mas, em contrapartida, uma câmera mal ajustada pode ser desastrosa, ao ponto de incomodar demais o jogador.
E por conta disso ele pode até mesmo, nunca mais voltar a jogar seu game.
Pois, o objetivo da câmera em jogos é dar uma visão clara para o jogador de todo o cenário.
E permitindo que ele veja de forma clara e antecipada os perigos da fase, podendo assim realizar as ações que achar necessárias.
Como escolher uma boa distância para a câmera?
Para isso, você precisará analisar qual o estilo do seu jogo, e a primeira dica seria analisar jogos concorrentes.
E dessa forma você terá uma boa noção, de como outros jogos como o seu, trabalham com as câmeras.
Mas, um ponto importante é sempre escolher uma boa distância entre o personagem e a câmera.
Pois, uma câmera constantemente próxima demais, impede o jogador de ter uma boa visão do level.
E longe demais, o jogador tem menos noção da distância do personagem para os perigos, principalmente em pulos entre plataformas.
Por isso, busque uma distância média, em gameplay, que você consiga ver bem seu personagem e também o cenário.
E você pode alternar essa distância em momentos oportunos, aproximando em diálogos, por exemplo.
E afastando em cutscenes, para mostrar uma área nova para o jogador, dando mais foco no cenário.
Como escolher um bom enquadramento de câmera?
Novamente o enquadramento da câmera com relação ao seu personagem, vai depender do estilo do seu game.
Pois, a câmera precisará ser ajustada para o tipo de gameplay que você quer proporcionar ao jogador.
Personagem no canto da tela.
Em um infinite Runner, por exemplo, o jogador não consegue voltar para trás.
E isso dispensa a necessidade de um amplo campo de visão nas costas do personagem.
E então o personagem fica mais ao canto da tela, dando mais campo de visão a frente dele.
E facilitando para ver antecipadamente os perigos e conseguir pensar em uma reação.
Personagem Centralizado:
Esse estilo de câmera facilita em jogos com foco em exploração, metroidVanias ou plataformas.
Pois, o personagem pode escolher ir para o lado direito ou esquerdo da fase.
E nesse caso precisamos dar campo de visão tanto a frente, quanto nas costas.
E isso porque em trechos de fases com inimigos, eles podem vir por ambos os lados e atacar.
E uma variação muito utilizada, é deslocar um pouco o personagem do centro exato da tela.
Mas, ainda assim mantendo um pouco de visão nas costas, suficiente para ver um inimigo se aproximar.
Câmera fixa no cenário:
Existe também câmeras que não seguem o personagem, mas que ficam fixas no cenário, por exemplo.
E esse tipo de câmera se encaixa melhor para jogos com puzzles, ou desafios de plataforma.
Pois, o jogador precisa ter uma visão de todo o level e analisar como irá passar os desafios apresentados.
Por exemplo, em celeste esse tipo de câmera é extremamente útil, e combina perfeitamente com esse estilo de jogo.
Existem diversos outros estilos de posicionamento e enquadramento em jogos 2D e 3D.
Por exemplo, visão em primeira pessoa, em terceira pessoa, e até mesmo uma visão, top Down.
Por isso, você precisa analisar qual o estilo do seu jogo, e escolher qual o melhor tipo de câmera para ele.
Lembrando sempre que o objetivo principal da câmera é dar uma clara visão do level e perigos para o jogador.
Por exemplo, jogos Top Down, onde a visão da câmera é de cima pra baixo, você pode observar uma ampla área do cenário.
E isso possibilita criar bons jogos de exploração e mundo aberto em jogos 2D e 3D.
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