Marc LeBlanc é um programador e game designer com mais de 20 anos de experiência na em desenvolvimento de jogos.
E trabalhou em empresas como Sega, Mind Control Software e liderou diversos Workshops na Game Developers Conference.
E ele percebeu que poderíamos dividir a diversão em 8 tipos: sensação, fantasia, narrativa, desafio, companheirismo, descoberta, expressão e submissão.
Sensação
Neste tópico buscamos causar no jogador o máximo de sensações possíveis, para despertarmos nele as emoções que desejamos.
E isso pode variar com o estilo do seu jogo, se é de terror (medo), luta (imponência), investigação (suspense), etc.
E para isso usamos recursos como efeitos sonoros, efeitos visuais,partículas, ritmo do jogo, vibrações de tela, etc.
Pois, tudo isso de forma coordenada para ativar as sensações desejadas no jogador.
Fantasia
Uma das diversões que atraem muitos jogadores, é a baseada em Fantasia.
Pois, normalmente elas traz consigo o prazer de: “Ser alguém ou ter poderes que você não teria no mundo real”.
E fantasia está ligada à imersão, e para isso é necessário criar um jogo rico em detalhes para imergir o jogador.
Narrativa
Outros jogadores buscam encontrar nos jogos o prazer de viver belas narrativas.
Por exemplo, histórias com grandes reviravoltas, clímax, momentos de tensão e até frustração.
E principalmente histórias que trazem um grande final, cheio de recompensas, por toda a sua viagem.
Mas, nem todos os jogos precisam de narrativas, para ser um bom jogo e divertido.
Porém, games com boas narrativas adicionam uma dose extra de diversão, como o tão aclamado Hades, por exemplo.
Desafio
Dificilmente um jogador não gosta de desafios, superá-los traz um prazer e sentimento de que você é bom naquilo.
E o desafio, é um bom elemento para você adicionar em seus jogos,podendo abordar quebra-cabeças, perseguições.
E até batalhas com inimigos e boses, caçadas, desafios de plataformas, enfim.
Mas, você pode adaptar diferentes tipos e formas de desafiar o jogador, que faça sentido em seu jogo.
Companheirismo
Outro ponto da diversão que encanta milhares de jogadores é o companheirismo.
E não atoa jogos multiplayers fazem sucesso, trazendo aquela nostalgia da infância, de jogar com irmãos ou amigos.
E jogos como Fall Guys e Amoung Us, possuem elementos de trabalho em equipe e interação social.
Pois, abordam exatamente a diversão com base no companheirismo.
Discovery
Esse ponto da diversão atrai fortemente aqueles jogadores sedentos pela descoberta.
E vai além de apenas explorar um vasto mundo cheio de segredos e caminhos obscuros.
Pois, descoberta pode ser aplicada também na história do jogo, aprender mecânicas novas, desvendar segredos.
E buscar finais diferentes de um jogo, encontrar passagens secretas, explorar caminhos alternativos, completar mapas, etc.
Enfim, todos estes elementos podem ser usados para trazer esse tipo de diversão.
Expressão
Esse ponto da diversão está relacionado a dar ao jogador o poder de moldar o mundo do jogo.
E seja criando seu personagem, tomando decisões que afetam os caminhos que a história irá tomar.
Ou até mesmo podendo manipular todo o ambiente ao seu redor.
Por exemplo, o Minecraft, que faz isso com excelência.
Submissão
Esse tipo de diversão é muito comum de se encontrar em jogos minimalistas e até jogos relaxantes.
E a submissão, é um tipo de diversão onde o jogador busca encontrar objetivos diretos e claros.
E que não precise pensar muito para tomar decisões, ou não exigem habilidades extraordinárias, como em desafios de plataformas.
Jogos como o PinBall, por exemplo, tem regras claras onde você apenas precisa rebater a bola e evitar que ela caia.
Ao planejar seus jogos, busque encontrar esses elementos nos games concorrentes ao seu, e também em jogos que te inspiram.
E dessa forma você irá perceber mais claramente, os elementos presentes neles, que despertam a diversão em seus jogadores.
E usar esses elementos em seus trabalhos também, buscando sempre melhorar e aprimorar.
Seja modelo de narrativa, mecânicas, efeitos sonoros, ambientação, estilo artístico, etc.
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