Unity é uma das engines mais populares e usadas atualmente, e que diariamente acolhe diversos novos aspirantes a desenvolvedores.
E ao primeiro contato, logo de cara nos assustamos com sua interface, que é cheia de janelas e opções.
Mas, nesse artigo vamos dar uma clareada na função das principais janelas mais utilizadas ao longo do desenvolvimento.
Unity Layouts
Por padrão a Unity nos traz alguns Layouts já preparados, onde cada um tem uma disposição diferente das janelas.
E nas opções temos: Default, 2 by 3, 4 split, Tall e Wide, e normalmente ela sempre abre na opção Default.
Mas, não se preocupe, apesar dos nomes estranhos, nada mais são que estilos de organização.
E você pode escolher a que mais te agradar e facilitar seu trabalho durante o desenvolvimento.
E também a Unity é extremamente customizável, pois, você pode arrastar e ajustar as janelas como precisar.
E até mesmo anexar uma janela em qualquer outra aba que você sentir necessidade.
Console
Primeiramente você precisa saber que toda janela vem nomeada, com o Título bem destacado acima da aba.
Pois, isso facilita na localização de determinada janela dentro interface da Unity.
E começando pelo console, essa aba é responsável por nos mostrar diversas mensagens do funcionamento do game.
E informando principalmente os variados bugs e falhas que venham a ocorrer durante a execução do jogo.
E além de nos dar a possibilidade de debugar mensagens personalizadas através de scripts, que venham a ser úteis.
E mostram também alertas, sugestões de correções, pacotes mal instalados ou que precisam de atualizações, etc.
Project
Está janela é responsável por gerenciar e organizar todos os assets do nosso jogo.
Ou seja, todos os arquivos que iremos utilizar ao longo do jogo precisam estar salvos dentro do projeto.
E essa aba é responsável por esta função, nos permitindo criar diversas subpastas para organização dos arquivos.
E aqui ficam, músicas, artes, tilepallets, materiais, modelos 3D, prefabs, partículas, fontes personalizadas, etc.
Hierachy
Está aba também é responsável por guardar objetos de jogo, mas de maneira diferente da aba project.
Pois, nela estão apenas os arquivos de jogo que estão em cena, ou seja, presentes de fato dentro do jogo.
Por exemplo, seu Player precisará ter sprites (imagens), sons, scripts para gerenciar suas ações, etc.
E estes arquivos estão salvos separadamente, nas pastas dentro da aba Project, mas sem funcionalidade.
Porém, você vai juntar todos estes arquivos e formar um objeto de jogo chamado Player, com ações e tudo mais.
E seu Player ficará na aba Hierarchy, pois, estar presente na cena do jogo agora, perfeitamente funcional e configurado.
E então tudo que está presente na cena de jogo, fica separado nesta aba Hierachy.
Scene
Nesta aba é onde iremos manipular, criar e editar todos os objetos do nosso jogo.
E aqui basicamente é a aba de criação do desenvolvedor, possibilitante inúmeras ações.
Pois, você cria o chão, casa, personagens, ambientes, manipula as estruturas de tudo, configura a física, etc.
E em resumo é aqui onde nasce e acontece o seu jogo, e que através de uma câmera, será mostrada ao jogador.
Game
A janela game, à primeira vista é muito parecida com a Scene, mas nela você não manipula nada do jogo em si.
Pois, ela está diretamente ligada a câmera de jogo, e é a janela que mostra como ele será após exportado.
Ou seja, tudo que você ver através da janela game é como ele será de fato, quando o jogador for jogar.
Então, essa aba mostra como seu jogo é de fato, e caso precise mudar algo, faça isso na aba Scene.
Inspector
Cada objeto de jogo tem sua função específica dentro do game, e cada um, tem suas próprias configurações.
E também cada um possui diferentes componentes, que são necessários para as suas ações serem realizadas.
E clicando no objeto, suas configurações são exibidas aqui, para que você possa fazer os ajustes necessários.
E aqui é possível mudar valores em scripts personalizados, referenciar objetos arrastando-os, etc.
Ou seja, tudo que for de configuração, personalizada ou não, é feito através dessa aba Inspector.
Animation e Animator
Estas são duas abas referentes ao gerenciamento das animações do seu jogo, que por padrão vem ocultas.
Mas, que em jogos 2D são muito utilizadas, e para habilitar basta ir em: Window – Animation, e selecionar elas.
E em Animation você poderá gravar animações, manipular frames, criar animações, e até eventos dentro da animação.
E já em Animator você pode gerenciar as transições entre as animações, criando parâmetros de entrada e saída.
E ter um controle bem melhor aliado aos comandos dos spcripts, sobre as animações em seu jogo.
Estas seriam as janelas principais e que são mais utilizadas no início dos nossos estudos na Unity.
Mas, existem diversas outras abas e janelas que você precisará lidar conforme se aprofunda mais e mais.
O importante é respeitar seu próprio tempo e dar um passo de cada vez, sem atropelar os conteúdos.
Abaixo deixaremos um vídeo bem completo para você que está iniciando seus estudos na Unity.
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