Remake e Remaster são dois termos que vêm sendo muito utilizado recentemente na indústria dos games.
E isso se deve a quantidade de jogos antigos que vem recebendo atualizações para serem comercializados novamente.
E você sabe dizer exatamente quais as diferenças entre um jogo que recebe um Remake para outro Remasterizado?
Remaster
Começando pelo menos complexo, um Remaster seria quase o mesmo que dar uma atualizada no game.
Pois, a cada ano a indústria de games assim como as tecnologias disponíveis para os desenvolvedores, se renovam.
E é comum, grandes jogos triple A de sucesso, em poucos anos receberem um Remake e vir a ser atualizado.
E dessa forma, o jogo recebe grandes melhorias gráficas, ajustes e refinamentos nas mecânicas, melhorias nos áudios, etc.
E assim pode ser relançado, incluindo novos modos de jogo, talvez uma expansão, e trazendo um novo folego ao game.
Mas, um ponto importante é que normalmente é utilizado a mesma base de codificação do jogo.
E apenas adicionando essas novas implementações, diferente de um game que recebe um Remake.
Remake
Já no Remake, em teoria, a build do jogo é descartada e jogo é recriado totalmente do zero.
E isso é muito comum de se ver em jogos extremamente antigos, por usarem uma programação mais arcaica.
E assim, os desenvolvedores conseguem fazer melhorias notórias, pois, agora podem incluir diversas tecnologias atuais.
Mas, a base do jogo é toda mantida, história, enredo, personagens, acontecimentos, mecânicas principais, etc.
E pode sim trazer novas mecânicas, novos ambientes, até conteúdos adicionais que façam sentido atualmente.
Porém, sempre mantendo como foco, respeitar toda a base já consolidada, que o jogo possui.
Pois, jogos que mudam drasticamente caem em um outro termo, menos comum, conhecido como Reboot.
Reboot
Já no caso dos Reboots, o jogo ou toda uma franquia é recriado totalmente do zero.
E não só na parte da criação em si, mas até mesmo em seu enredo, acontecimentos, mecânicas, etc.
Pois, aqui essa história será totalmente recontada e reimaginada, podendo ocorrer mudanças muito drásticas.
Por exemplo, na origem de personagens, até cortes e criação de novos, mudança de personalidade, etc.
Um Reboot é menos comum por ser mais perigoso, correndo o risco de até mesmo, desapontar todos os fãs.
E trazer muito hate da fã base, podendo até fracassar e arruinar toda uma franquia muito amada.
Mas, alguns jogos como Tomb Raider e Mortal Combat, já receberam Reboots e foram bem aceitos pelos jogadores.
Esperamos que com esse artigo, as coisas tenham ficado de certa forma mais claras.
E sempre que for repaginar seu jogo, tente usar o termo mais adequado para o que de fato será feito.
Pois, a comunidade costuma ser bastante exigente, quando um jogo que são fãs, recebe esse tipo de atualização.
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