Pesquisa de mercado é um dos diversos processos que estão presentes no desenvolvimento de jogos.
E é tão importante que vem antes mesmo de você de fato começar a desenvolver seu game.
Pois, uma boa pesquisa de mercado te ajuda a identificar o que os jogadores andam buscando pra comprar.
Pré – Produção
O estudo do mercado de jogos, é um passo que se encaixa na Pré – produção do seu jogo.
Pois, consiste em avaliar como anda o mercado de jogos, quais os estilos de jogos estão em alta.
E quais andam recebendo menos aceitação do público.
Este passo por muitas vezes é deixado de lado por diversos desenvolvedores.
Mas é muito comum vir a fazer falta, quando o jogo é lançado, e ai pode ser meio tarde demais.
E o processo de desenvolvimento de um jogo, não é nada fácil, independente do escopo.
Pois, ao longo do caminho você passará por diversos desafios, correções de bugs, e tudo demanda muito tempo.
E criar um jogo apenas porque “Pensamos que vai ser legal”, não é uma boa escolha.
Pois, corremos o risco de criar algo que vai no sentido oposto ao mercado.
Com isso, as chances de você perder seu tempo e não conseguir se destacar, são altíssimas!
Um tiro mais certeiro!
Isso não quer dizer que você não deve buscar criar jogos inovadores.
Mas sim que uma boa pesquisa de mercado, pode te ajudar a lançar um jogo mais atrativo.
Pois, sabendo quais jogos que estão se destacando, te dá vantagem de poder incluir elementos interessantes em seu jogo.
Adaptando mecânicas, incluindo elementos de gameplay, ajustando um pouco o estilo do seu jogo, etc.
Porém, a pesquisa de mercado serve tanto para quem não sabe o que criar, quanto para quem já esteja criando.
Pois, se você não tem ideia alguma, pode usar os jogos mais relevantes do mercado como inspiração.
E para tirar ideias, e ter uma direção do que já está dando certo.
Mas, se você já está criando, você poderá incluir ao seu game mecânicas interessantes.
E fazer ajustes para que ele se encaixe melhor ao mercado, como mencionamos anteriormente.
Grandes jogos deixam públicos a espera!
Um ponto bastante interessante de se analisar no mercado, é que jogos que fazem muito sucesso, deixam um público ansioso.
E sedento por mais conteúdo daquele estilo, enquanto aguardam o próximo lançamento.
Mas, como sabemos, leva anos para produzir uma continuação para um jogo.
Porque, um jogo que já fez sucesso, traz um escopo muito maior para um próximo trabalho.
E ai mora a oportunidade que jogos como Crowsworn, vem explorando recentemente.
Crowsworn e Holow Knight
Hollow knight é sem dúvidas um dos jogos indies de maior sucesso de todos os tempos.
E que tem a continuação mais aguardada pelos jogadores.
Mas, sua continuação está a anos sendo desenvolvida e ainda não possui data de lançamento.
E Crowsworn vem capturando essa grande fã base para si, por trazer diversas inspirações e referências a Hollow knight.
Então aproveitar as tendências do mercado pode ser um bom caminho para atrair jogadores interessados ao seu game.
Pois, assim como Hollow Knight deixou uma base gigantesca de jogadores ansiosos por novos metroidvanias.
Hades também fez o mesmo para roguelikes, CupHead para “run and gun”, e diversos outros.
E sempre que um jogo faz sucesso em um estilo, atrai os olhares de milhares de jogadores para jogos similares.
E assim, deixando a oportunidade para games do gênero se destacar.
Por onde começar
A primeira dica seria escolher em qual plataforma e para, qual tipo de dispositivo você deseja publicar seus jogos.
Pois, caso seja mobile, você precisará olhar analisar a Google Play ou App Store, por exemplo.
E caso você busque lançar jogos para computador, a Steam já será uma excelente escolha.
Por ser a principal plataforma para jogos destinados a esse público.
Steam
A Steam nos dá diversas ferramentas que auxiliam na hora de fazer uma pesquisa de mercado.
Pois, além de possuir tags e marcadores que englobam praticamente todos os estilos e tipos de jogos.
Ela ainda organiza esses jogos em categorias e em ranqueamento, além de permitir personalizar sua pesquisa, para filtrar os jogos.
E entregar apenas os mais relevantes para você.
Utilize os marcadores para filtrar os jogos nas suas buscas!
Através das abas mais vendidos, mais jogados, novidades populares, você já consegue encontrar grande parte das tendências do mercado.
E na aba “mais vendidos”, você poderá ter noção do que mais vende atualmente, no seu país e no mundo.
E adicionando marcadores como Indie, por exemplo, é possível retirar grande parte dos jogos triple A, e filtrar ainda mais.
E você ainda pode subnichar para um determinado estilo específico, com tags 2D, ação, aventura, plataforma, etc.
Jogos Mobile
E você pode utilizar essa mesma estratégia na Google Play e na App Store.
E apesar de não terem tantos recursos como a Steam, você ainda consegue fazer uma boa pesquisa e analise.
Buscando a opção Em Alta, é possível filtrar jogos que vem se destacando na plataforma.
E você também poder adicionar marcadores na sua pesquisa para filtra ainda mais essa lista.
Streamers no youtube e redes sociais
Uma outra dica é sempre acompanhar os grandes Streamers, no youtube ou demais plataformas.
Pois, além de você ficar por dentro dos grandes lançamentos.
Você ainda poderá acompanhar as análises e opiniões desse Streamer a respeito desses jogos.
E ainda ter uma boa noção da aceitação do público que está ali acompanhando.
Organize seus dados
Após coletar estes dados com sua pesquisa, procure encontrar algum padrão em jogos que vem se destacando.
Se é uma mecânica em comum, um estilo em comum, ou até uma temática que todos eles possuem.
E apresente esses dados para sua equipe na hora do planejamento do seu próximo game.
Caso desenvolve sozinho, busque considerar todos os dados obtidos.
Por fim, é sempre valido escolher um ou alguns dos jogos que mais se destacaram durante a sua pesquisa.
E que se aproximem da proposta que você pretende desenvolver, e comprar para analisar mais profundamente.
Pois, com um olhar criterioso e analítico, você encontrará os elementos que fizeram esse jogo se destacar.
Tire pontos positivos que possa adicionar em seu projeto e encontre pontos negativos onde você pode entregar propostas melhores.
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