O sonho de todo desenvolvedor de jogos é criar um game que traga um bom retorno financeiro.
E a Steam é uma excelente loja para nossos jogos, mas como os jogos em serviços de assinaturas recebem?
Pois, no GamePass, por exemplo, os usuários recebem muitos jogos de graça já em seu lançamento.
Serviços de assinaturas para jogos
Recentemente houve um grande aumento de investimentos das empresas em serviços de assinaturas para jogos.
E tanto a Microsoft com o Game Pass, quanto a Sony com o Playstation Plus, se destacam das demais.
Pois, ambas estão investindo bilhões na aquisição de estúdios e jogos, para incrementar seus catálogos.
E dessa forma elas reúnem diversos jogos exclusivos e benefícios, que convençam os jogadores a aderir a suas assinaturas.
E muitos ficam com essa dúvida de como esses jogos monetizam, sendo que são entregues de graça para o público.
E a verdade é que existem diversos tipos de acordos entre a empresas e as desenvolvedoras.
E que são extremamente sigilosas, mas um fato é que os desenvolvedores precisam receber pelo jogo desenvolvido.
E recentemente o estúdio indie Big Cheese, desenvolvedor do jogo Cooking Simulator, divulgou essa informação.
Cooking Simulator
Cooking Simulator é um jogo indie de simulador de cozinha, lançado na Steam em 6 de junho de 2019.
E aqui o jogador é um Chefe de cozinha, que tem o objetivo de cozinhar os melhores pratos para seus clientes.
E o jogo traz uma vasta liberdade de interagir com os diversos utensílios de cozinha espalhado pelo cenário.
O game foi muito bem recebido pela comunidade, vendendo até o momento mais de 700 mil cópias.
E contando com mais de 400 mil cópias de DLCs vendidas, sendo adicionado ao Game Pass em agosto de 2022.
Porém, além do número de vendas realizados, uma informação muito sigilosa foi divulgada também em recente relatório.
Game Pass pagou 600 mil dólares pelo jogo
Um dos dados divulgados neste relatório do estúdio, tem chamado muito a atenção de toda a comunidade.
E foi o valor de 600 mil dólares pagos pela Microsoft , cerca de 3 milhões de reais, após o jogo ser adicionado ao seu catalogo.
Pois, esse valor representa cerca de 22% do total da receita registrada, pela empresa no ano fiscal anterior.
E esse valor pode ter sido pago pela Microsoft para ter o direito de adicionar o game ao catalogo.
Ou também pode ser o valor referente ao número de cópias que eles acreditam que serão adquiridas dentro do serviço.
Mas, não sabemos exatamente qual foi o acordo realizado entre a Microsoft e o estúdio, já que é sigiloso.
Porém, esse valor é um número impressionante de receita para um jogo indie, mostrando o belo trabalho do estúdio.
É difícil definir com clareza como funcionam esses acordos, uma vez que os estúdios não podem falar abertamente sobre.
Mas, podemos ter uma boa ideia do quando pode ser lucrativo ter seu jogo adicionado a um catálogo de assinatura.
Por isso, vale a pena demais se dedicar em seus jogos, para sempre trazer a melhor experiência possível.
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