É muito comum começarmos empolgados os nossos estudos para aprender a desenvolver jogos.
Mas essa empolgação pode enterrar de vez sua possível carreira como desenvolvedor por simplesmente não respeitar etapas.
E é por este motivo que devemos começar pequeno, e com o tempo alcançar grandes feitos em jogos!
Respeito os estudos!
O primeiro desafio que enfrentamos no início é a busca pelo conhecimento, para criar jogos em si.
Muitos optam pela internet, tutorias no youtube, o que pode tornar essa busca pelo conhecimento muito mais demorada.
Uma vez que na internet, o conteúdo é disperso e não está estruturado e adaptado para o seu nível atual.
Então uma saída e talvez a melhor escolha é optar por um bom curso, que trará conhecimento organizado.
Por exemplo, a CSJ Academy, com aulas do zero ao avançado, ensinando tudo que precisa, de forma estruturada.
A dificuldade de seguir um passo a passo:
Mas, ai entra a ansiedade, isso porque muitos não seguem o passo a passo como deve ser feito.
Pois, o ideal seria absorver completamente o conhecimento ali disponível e depois desenvolver seus próprios jogos.
Porém, muitos pulam tutoriais ou aulas, já partem para desenvolver um game saindo de um protótipo de estudo, etc.
E acabam empacados logo mais, em mecânicas ou coisas que queiram e precisem desenvolver, pela pura negligência.
E aqui é a primeira armadilha onde milhares desistem de ser desenvolvedores, por acreditarem ser difícil demais.
Estudar um conteúdo completo fornecido por um curso ou tutorial é fundamental para se preparar para o próximo passo.
Pois, bons cursos já trazem tudo estruturado, afinal os criadores já sabem, por experiência própria, o que um iniciante precisa.
Como saber que me falta conhecimento?
Existe um bom termômetro para medirmos se damos conta ou não de desenvolver certas mecânicas.
Pois, normalmente quando pensamos em programar ou criar algo, os passos do que precisaremos, já ficam claros em nossas mentes.
Ou pelo menos já nos vem uma boa noção de como pode ser feito algo, e você vai adaptando usando o que conhece.
E isso serve tanto ao nível de código, quanto ao nível de ferramentas da engine, artes, etc.
Então se você está querendo criar algo, e não sabe nem por onde começar, mesmo recebendo ajuda.
Isso pode ser um sinal de que ainda te faltem alguns conhecimentos, nesse momento vale a pena dar uns passos para trás.
E tentar ou simplificar a mecânica, ou até mesmo estudar sobre o que você precisará para criar ela.
Escolha um game pequeno!
Após ter conquistado o conhecimento necessário, é preciso cuidar para não cair na segunda grande armadilha.
E que nada mais é do que desenvolver jogos grandes e muito ambiciosos logo de cara.
Pois, mesmo que você já saiba criar o que precisa, desenvolver um game de escopo muito longo é muito desgastante.
E principalmente caso você queira fazer tudo sozinho, isso demandará muito do seu tempo e esforço.
E chegando a um ponto onde você se esgota psicologicamente, fica sem criatividade, e pode chegar a desistir.
Porque corrigir milhares de bugs em um dia será extremamente comum, além de atrasar ainda mais o termino.
E mesmo que passe 2 a 3 anos nesse projeto e termine, a chance de ele sair ruim ou nem vender muito é bastante alta.
Comece pequeno:
Uma boa dica após concluir seus estudos, é criar jogos pequenos, que não durem mais que 3 meses.
E jogos minimalistas ficam bem nesse caso, pois, a cada termino a sensação de recompensa é enorme.
E outra boa dica seria criar jogos para testar mecânicas, colocando uma mecânica complexa apenas no projeto.
Por exemplo, criar um joguinho de plataforma simples, mas com um sistema de dia e noite.
Depois, um outro game de plataforma simples, mas agora com um sistema de dialogo.
E outro com sistema de dia e noite, sistema de save, enfim, teste mecânicas que gostaria de aprender e se desafiar.
E após um ano, por exemplo, desenvolvendo games pequenos para testar mecânicas, você terá evoluído muito.
E poderá por fim reunir todas essas mecânicas avançadas em um jogo de escopo médio mais ambicioso.
Porém, perceba que mesmo sendo um jogo mais complexo, você já vai ter desenvolvido as mecânicas em jogos anteriores.
Publique seus jogos pequenos!
Para aproveitar o máximo todo o processo de criar games pequenos, sempre finalize eles e publique.
Pois, publicar um game na Steam ou mesmo em outras plataformas, também faz parte do processo de criar jogos.
E finalizar um game para publicar, traz grandes conhecimentos sobre o polimento de um jogo.
Porém, uma das maiores recompensas e que nos trazem ainda mais motivação, é receber a grana que seus jogos geram.
Publicando diversos jogos pequenos em um ano, a receita se acumula e te trará um bom dinheiro de retorno.
E que pode ser investido para trazer mais qualidade aos seus próximos trabalhos, como assets, sons melhores, etc.
Em resumo, se tornar um desenvolvedor de jogos é um processo que leva anos e é gradual.
Mas pode ter certeza que quando você respeita o seu tempo, se esforça e não pega atalhos, você fica a um passo mais próximo.
E com paciência, muito estudo e dedicação, você terá um dos melhores trabalhos do mundo.
Que é criar seus próprios jogos, e levar a alegria e diversão para milhares de pessoas no mundo.
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