Se me perguntassem qual seria o primeiro passo para se desenvolver um jogo, eu diria “a ideia”. Sem nada em mente, você não terá metas nem aquela motivação necessária para chegar até o final do desenvolvimento, vai por mim. Pensando nisso, escrevi esse artigo com as 8 dicas para iniciantes em desenvolvimento de jogos, para ajudar a todos que estão apenas começando nessa incrível jornada.
Mas vamos supor que você acha que tem uma ótima ideia para um jogo e está comprometido em desenvolvê-lo. Bom, vá em frente. Mas, ao fazer isso, lembre-se dessas dicas importantes:
1 – O dinheiro precisa ficar em segundo plano
Pode soar estranho falar isso, mas é a verdade. Se você observar as estatísticas, saberá que um grande número de desenvolvedores de jogos independentes não está ganhando dinheiro de mão em mão. Eles estão no desenvolvimento de jogos porque eles têm uma paixão por uma ideia. Ganhar dinheiro vem do marketing, e isso vem depois que o jogo é desenvolvido e publicado. Se você não tem uma paixão pela sua ideia, então você não terá paixões por comercializá-la.
2 – Conheça suas deficiências
Esse ponto eu posso falar com propriedade por já ter passado muito por isso. Você pode estar usando ótimas ferramentas de desenvolvimento de jogos, mas, por exemplo, sempre haverá algumas tarefas de codificação que podem estar além de você. Neste ponto, reconheça suas deficiências e obtenha a ajuda de que precisa, mesmo que tenha que pagar por isso.
3 – Garantir que você tenha um mercado
De antemão, já adianto que essa dica não se aplica a quem está desenvolvendo projetos por hobby, ok? Nesses casos, o lado financeiro não deve ser levado em consideração. Entretanto, se você está planejando ganhar alguns trocados com o seu projeto, então esse tópico é para você.
Você precisará fazer algumas pesquisas. Existe realmente um mercado para um jogo como o seu? Os criadores de Candy Crush, por exemplo, não decidiram apenas um dia em fazer o jogo. Eles fizeram o dever de casa e descobriram, com base nos jogos populares atuais, que havia uma grande audiência de nicho à qual eles podiam recorrer. Você precisa fazer o mesmo.
4 – Pense na “replayabilidade”
Palavra difícil, não? O conceito de “replayabilidade” nada mais é do que algo que se deseja ver e rever várias vezes. Você não quer um jogo que será jogado uma vez e esquecido. Você quer um jogo que será jogado não só uma mas várias também outras vezes, porque há níveis para alcançar ou porque os jogadores podem competir com a campanha anterior, por exemplo.
5 – Já lance pensando em atualizações
Não deixe seu jogo permanecer estático. Adicione novos recursos e divulgue-os. Uma das melhores maneiras de fazer isso é perguntar aos jogadores existentes quais outros recursos eles gostariam de ver. Claro que você também estará irá corrigir quaisquer erros e bugs que a última versão tenha.
6 – Oferte brindes em seu jogo
Para aumentar sua base de fãs, você pode oferecer “brindes” para uma determinada pontuação ou nível a ser alcançado. Ou simplesmente “presentes” a serem pegos pelos jogadores a cada “x” horas passadas dentro do game. E você também pode oferecer brindes se algum jogador encontrar bugs e chamar sua atenção. Esses esforços aumentarão a base de fãs e o compartilhamento.
7 – Última e principal dica: seja paciente!
O sucesso instantâneo de “Flappy Birds” é a exceção, não a regra. Portanto, seja paciente, seja responsivo com seus usuários atuais e mantenha a atualização e o marketing. Se você desistir de um jogo muito cedo, as chances de você desistir do próximo serão grandes. Ocupe-se de outros projetos enquanto continua monitorando, comercializando e melhorando cada vez o seu incrível game.
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