Um dos maiores desafios de qualquer desenvolvedor de jogos, desde indies até Triple A, são os bugs.
Pois, é extremamente difícil criar uma programação solida e que não ocorra um bug ou outro.
Mas o problema se agrava, quando ocorrem em jogos que são extremamente competitivos.
Counter Strike
Muitos de nós vivemos a nostálgica época da nossa adolescência e infância, onde nos reuníamos para jogar CS.
Lançado em 1999, e comercializado mundialmente nos anos 2000, o Counter Strike era uma febre naquela época.
E sendo adquirido posteriormente pela Valve Corporation, mesma empresa responsável pela Steam.
E era comum vermos as antigas Lan Houses lotadas de crianças e adolescentes, jogando horas e horas a fio o game.
Se tornando um dos jogos mais competitivos, e que em 2012 ganhou uma versão melhorada e remasterizada do jogo.
E atualmente tem um campeonato mundial extremamente competitivo e de alta performance, chamado Major.
O bug da Smoke de Monesy
Ao jogarmos CS Go, temos a possibilidade de usar estrategicamente bombas de fumaça chamadas de Smokes.
E estas bombas enchem de partículas de fumaça e um certo perímetro do mapa, impedindo a visão dos inimigos.
Porém, durante uma partida muito acirrada entre a equipe G2 e Imperial, no campeonato mundial.
O jogador Monesy da G2, utilizou um bug que trouxe vantagem na partida e a vitória ao seu time.
E basicamente era um bug onde ele anulou a Smoke adversária com a sua própria Smoke, ganhando visão através dela.
E enquanto que para seus inimigos a bomba de fumaça obstruía a visão normalmente, o que definiu a vitória para a G2.
Qual a posição da Valve ao uso do bug?
Em declarações, Monesy afirma ter reportado a equipe de suporte sobre o bug, e eles permitiram o uso.
Pois, eles estavam utilizando a versão mais atual do game disponibilizado pela Valve.
Após toda a repercussão, todas as equipes combinaram de não usar mais o bug, mesmo sendo liberado.
E toda a comunidade aguarda um pronunciamento da Valve a respeito do caso, que até o memento não se declarou.
Apenas publicaram uma nota aos jogadores informando que o bug da smoke foi corrigido, trazendo a insatisfação da comunidade.
Muitos acreditam que tanto Monesy quanto a sua equipe podem ser punidos e até banidos pelo uso do bug.
Mas em resumo este fato traz uma grande lição para nós desenvolvedores, principalmente devs indies.
Pois, é extremamente importante sempre atualizar e buscar corrigir o máximo de bugs possíveis de nossos jogos.
Principalmente caso o game seja competitivo, pois, precisamos dar uma experiência primeiramente justa a todos os jogadores.
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